Por Aldaci de Souza
O deputado Iran Barbosa (PT) destacou na sessão desta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
“Essa data tem uma simbologia muito grande para todos que militam na defesa das crianças e dos adolescentes e rememora um episódio dantesco da nossa História, ocorrido em 18 de maio de 1973 em Vitória do Espírito Santo, quando uma menina de 8 anos foi raptada, estuprada e morta por jovens da classe alta”, relembra o caso Araceli Crespo.
Iran Barbosa acrescentou ser preciso denunciar os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. “E reafirmar compromisso com a causa, lutando pelo fortalecimento do sistema da garantia de direitos infantojuvenis, especialmente dos conselhos de direitos, que precisam ser respeitados, estimulados e valorizados”, diz parabenizando as pessoas e as entidades pela atuação em prol dos direitos das crianças e adolescentes.
O deputado cobrou a implementação das diretrizes fixadas, desde o ano de 2000, no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, garantindo que sejam também implementadas e cumpridas no âmbito dos estados e municípios.
“Precisamos ter acesso aos dados para que conheçamos a realidade cruel da violência que se pratica contra os nossos meninos e meninas”, observa solicitando a ampliação da destinação de recursos nos orçamentos para programas e projetos que assegurem o combate e o enfrentamento a esse tipo de violência principalmente durante a pandemia da Covid-19.
Foto: Jadilson Simões