logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran Barbosa participa da abertura da terceira edição do Atheneu ONU

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, PT, participou, na manhã desta segunda-feira, 13, da abertura da terceira edição do Atheneu ONU, realizado no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Idealizado pelo professor de Sociologia Yuri Norberto e abraçado pela equipe diretiva da escola, o Atheneu ONU busca reproduzir entre os estudantes dos terceiros anos o funcionamento de uma Assembleia das Nações Unidas, tratando dos mais variados e complexos temas de interesse global, e a experiência já se consolidou como a maior desse tipo realizada no Brasil.

O evento contou com a participação dos estudantes Alex Felipe e Lenice Ramos de Oliveira, secretário-geral e secretária-geral Administrativa do Atheneu ONU; do diretor do Atheneu Sergipense, professor Daniel Lemos; de representantes dos poderes legislativos federal, estadual e de Aracaju; do Poder Judiciário de Sergipe; da Secretaria de Estado da Educação; e da Secretaria Municipal de Educação da Capital.

Para Iran Barbosa, que participou das duas edições anteriores, o Atheneu ONU é a prova concreta de que a escola é o espaço ideal para a construção dos valores democráticos e para o pleno exercício da cidadania, não cabendo qualquer tentativa de cercear o debate político e de ideias dentro dela.

“Sempre fui contra essa história de que escola não pode se envolver nos debates da política. Os que defendem a lei da mordaça para professores e estudantes dentro das escolas é porque não querem que os filhos e filhas dos trabalhadores, especialmente os mais pobres, possam aprender a exercitar exatamente isso que vocês fazem aqui hoje, fazendo da escola um espaço de formação para o pleno exercício da cidadania”, disse o parlamentar, ao criticar a proposta de Escola Sem Partido, defendido por ideólogos da direita.

Para o petista, o projeto ajuda numa melhor compreensão do papel da ONU como organismo criado para buscar a paz entre as nações; no entanto, essa mesma paz é ameaçada, muitas vezes, pela própria violência cotidiana.

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo