Iran Barbosa lamenta críticas à cultura do hip hop

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O deputado Iran Barbosa (PT) lamentou na sessão desta terça-feira, 6, que estejam havendo críticas à cultura do hip hop. Ele se referiu “aos discursos odiosos, produzidos para atacar manifestações culturais que não fazem parte do repertório tradicional da cultura das elites”.

Segundo ele, muitas vezes é algo depreciável, desmerecida e atacada. “Isso por pessoas que não tem a compreensão da importância da cultura popular para a construção da identidade das pessoas mais pobre; dos negros e negras desse país, da identidade das comunidades da periferia”, lamenta.

Iran Barbosa acrescentou que semana passada, foi realizada em Aracaju, a 2ª Semana Municipal do hip hop e do regae. “Essa semana acontece em função da determinação de uma lei municipal, visando dar importância aos eventos que promovem o hip hop e Aracaju é considerada capital do hip hop pelos fãs, exatamente porque foi a primeira capital a ter uma lei que promove o incentivo a essa manifestação cultural e artística, mas não é a única que promove a cultura da juventude mais pobre dos lugares em que vivemos”, enfatiza lembrando o nascimento do hip hop num bairro pobre dos Estados Unidos.

“Quando se fala em hip hop, vem logo uma reação de ódio para que isso não aconteça e isso é puro preconceito, que acontece por falta de informação e de conhecimento. Quando a gente começa a se apropriar da história que gera a cultura do hip hop, compreende melhor os investimentos públicos nessa manifestação cultural. O que Aracaju realizando esse evento, é o que acontece em outros lugares no mundo inteiro com a necessidade de promover a cultura e a arte dos jovens pobres, negros, das periferias urbanas. Isso é resistência”, entende.

Foto: Jadilson Simões