Por Aldaci de Souza
O Dia do Agricultor Familiar, comemorado em 25 de julho, foi lembrado pelo deputado Iran Barbosa (PT). O parlamentar destacou que há famílias que além do trabalho duro, enfrentam diariamente várias dificuldades.
“São dificuldades impostas por um modelo político e de produção, que privilegia os interesses do agronegócio no campo brasileiro: o envenenamento pelos agrotóxicos, o poder das corporações, a falta de crédito, a ausência de direitos trabalhistas, a violência da grilagem e do latifúndio”, observa.
Iran Barbosa parabenizou as pessoas que representam a força vital da agricultura familiar e camponesa no Brasil. “Trabalhadores e trabalhadoras que resistem para fazer chegar os alimentos às mesas das nossas famílias, dirigimos nossa solidariedade e nossa melhor homenagem. São bravas famílias formadas por camponesas e camponeses, assentados, quilombolas, indígenas, marisqueiras, silvicultores, pescadores, extrativistas que lutam com sua organização e seu labor, para tentar manter a fome distante dos lares brasileiros”, complementa.
Foto: Divulgação Seed/SE