logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran Barbosa comenta pauta do Acampamento Terra Livre

19/4/2022

Por Aldaci de Souza/Alese

Em pronunciamento na Sessão Plenária desta terça-feira, 19 na Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Iran Barbosa (PSOL), ressaltou a realização do Acampamento Terra Livre, que aconteceu recentemente em Brasília reunindo mais de sete mil participantes de 200 povos indígenas existentes no país.

“Eu quero destacar um documento aprovado por eles na plenária final denunciando que, como nos tempos da invasão colonial, atualmente há um ‘declarado plano de morte, etnocídio, ecocídio e genocídio nunca visto nos últimos 34 anos de democracia no Brasil. O presidente já no primeiro dia do seu mandato proferiu discursos racistas e de ódio contra os povos indígenas elegendo-nos como inimigos preferenciais’. Esses são trechos extraídos do documento final aprovado na plenária do Acampamento Terra Livre, onde fazem denúncias sérias a exemplo do modo como o estado brasileiro vem operando”, observa.

Iran Barbosa informou que os indígenas também aprovaram propostas divididas em cinco eixos. “Eles propuseram uma plataforma indígena de reconstrução do Brasil, sendo que o primeiro eixo trata da demarcação e proteção aos territórios indígenas, pauta abandonada pelo atual governo, numa linha de desrespeitar o que a Constituição estabeleceu. O segundo é a retomada dos espaços de participação e controle social cuja rede foi desmontada; o terceiro eixo é a reconstrução de políticas em instituições indigenistas; o quarto propõe a interrupção da agenda anti-indígena no Congresso Nacional, que nunca esteve tão mobilizado para atacar os direitos e as conquistas dos povos indígenas e o quinto eixo é a defesa do meio ambiente”, enfatiza.

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo