logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran anuncia carreata solidária para marcar o Dia do Trabalhador

Por Aldaci de Souza

Comemora-se neste sábado, 1º de maio, o Dia do Trabalhador,  sendo feriado nacional em vários países a exemplo do Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha e Argentina. A data representa um momento de reflexão principalmente sobre a legislação trabalhista. Na sessão da última quinta-feira, 29 na Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Iran Barbosa (PT), fez um pronunciamento voltado para a classe.

“O 1º de maio é um dia de luta da classe trabalhadora e eu quero anunciar a necessidade de continuarmos firmes, unidos na luta, num momento difícil que estamos atravessando onde os dados e os estudos que estão sendo apresentados, verifica-se que é sobre os trabalhadores e as parcelas mais pobres da população, que recaem as consequências da pandemia da Covid-19”, afirma.

Iran Barbosa manifestou uma repulsa a todo tipo de iniciativa que vai na linha de flexibilizar e fragilizar os direitos arduamente conquistados pelos trabalhadores ao longo da sua história de luta. “No próximo sábado, as centrais sindicais, as frentes populares que atuam em sergipe estão organizando uma carreata solidária com concentração a partir das 8h30 na Praça Dom José Tomaz no bairro Siqueira Campos, quando estaremos denunciando a fome e vamos distribuir o que os trabalhadores arrecadaram durante a campanha realizada pelas centrais sindicais”, destaca.

Entenda

A data passou a ser lembrada após a  manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago (em 1886), para reivindicar a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 8 horas diárias), e em 1º de maio desse ano milhares de pessoas foram às ruas iniciando uma greve geral nos Estados Unidos.

No Brasil, o Dia do Trabalhador foi reconhecido em 26 de setembro de 1924 através do decreto nº 4.859 assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. Em 1943, a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão do presidente Getúlio Vargas.

Foto: Jadilson Simões

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo