Índice de acidentes na região Centro-Sul de Sergipe é destacado por Kaká Santos

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Preocupado com a multiplicação dos acidentes de trânsito registrados em rodovias estaduais, sobretudo as vias expressas da região Centro-Sul de Sergipe, o deputado Kaká Santos (União Brasil) discursou na manhã desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), sobre a necessidade de conclusão das obras conduzidas pelo governo estadual, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi). A cobrança foi oficializada durante a sessão do Grande Expediente. Conforme destacado pelo parlamentar, a população está impaciente com o tempo de serviço, bem como a qualidade ofertada.

“Não consigo entender o porquê de haver trechos na rodovia SE-290, por exemplo, com alguns poucos metros sem serem concluídos. Isso tem revoltado os sergipanos que residem ou precisam transitar com frequência nos trechos que ligam as cidades de Tobias Barreto, Itabaianinha e Poço Verde. É dever nosso fiscalizar e cobrar melhorias para o nosso povo, e é justamente isso que estou fazendo mais uma vez aqui nesta tribuna. Ontem, dia 18, uma pessoa foi desviar de um buraco e acabou se acidentando no trecho que liga a cidade de Itabaianinha ao povoado Poxica, em Tobias Barreto. Por pouco esse cidadão não veio a óbito”, destacou Kaká Santos.

No respectivo uso da palavra, o deputado informou ainda que os contribuintes têm procurado a Casa Legislativa a fim de conquistar a instalação de redutores de velocidade na via expressa, e, consequentemente, permitir que o índice de acidentes nestas regiões apresentem reduções gradativas. “Buscamos informações junto ao Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), mas até o presente momento não fui atendido. Gostaria, inclusive, de apresentar aqui neste parlamento uma resposta para a população que nos acompanha. Estamos realizando visitas frequentes ao DER, mas essas questões não foram solucionadas ainda”, denunciou.

Aparte

Diante do assunto abordado, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), solicitou intercessão, a qual foi concedida por Kaká Santos. Compartilhando com as queixas apresentadas em plenário, Georgeo revelou que, de igual modo, tem sido provocado por sergipanos na busca pela conclusão das obras. “Apenas para complementar, eu também tenho sido procurado por inúmeras famílias que reclamam deste absurdo; muitas vezes trechos curtos que passam sucessivos meses sem ser concluído, acumulando acidentes. Isso sem falar da qualidade do material que certa vez, em discurso aqui na Alese, denominei de ‘asfalto sorrisal’; se desmancha com qualquer chuva. A obra nem foi concluída e já apresenta vários erros que precisam ser reparados”, frisou Georgeo Passos.

Nos instantes finais do pronunciamento, Kaká Santos informou que, naquele momento, acabara de receber uma nota oficial encaminhada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Um dos trechos lidos indica que: “ao tomar conhecimento sobre ocorrência envolvendo motociclista na Rodovia SE-290, em Itabaianinha, e que teria sido provocada por um buraco em um dos lados da pista, a Sedurbi ressalta que acionou a empresa prestadora de serviço, que atua no local com a operação tapa-buracos, para que a mesma se pronuncie sobre a não correção integral da pavimentação no respectivo trecho, assim como a ausência de sinalização apontando o risco para acidentes.” A publicação contempla ainda as seguintes informações:

“No início do segundo semestre do corrente ano, a Sedurbi promoveu reunião com representantes de empresas do setor da construção civil que prestam serviço ao órgão, incluindo aquelas que executam a manutenção e a recuperação da malha viária estadual. A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância do planejamento dos trabalhos, de forma que os mesmos sejam realizados com qualidade, segurança, celeridade e dentro dos prazos estipulados em contrato. A Sedurbi ressalta que mantém os pagamentos das empresas em dia e, por isto, espera bons resultados.

A Sedurbi informa, ainda, que reforçará as orientações com as empresas, de modo que as mesmas, através dos serviços prestados, contribuam com a segurança dos condutores e condutoras que trafegam nas rodovias estaduais. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura também recomenda que  a população redobre os cuidados ao trafegar em estradas vicinais, rodovias estaduais e federais.”

Fotos: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese