Inclusão do camarão na merenda escolar fortalece pequenos produtores familiares de Sergipe

Por Assessoria Parlamentar

Os carcinicultores de assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas são os fornecedores de camarão para a merenda escolar

Após o governo inserir o filé de camarão na merenda escolar de 42 Centros de Excelência da rede pública estadual, pequenas associações de carcinicultores do estado comemoraram a aquisição de 10.205kg do crustáceo. A aquisição do camarão cinza foi realizada por meio da chamada pública 02/2023 que contou com mais três gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar: o leite de coco, o arroz branco e o pão de macaxeira.

Para fornecer os alimentos, os criadores precisam estar em acordo com a Lei 11.947, de 16 de junho de 2009 e Resolução FNDE de 8 de maio de 2020 e se enquadrarem na forma de grupos informais, fornecedores individuais e grupos formais detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou CAF Física e ou DAP ou CAF Jurídica.

Sergipe é um dos maiores criadores de camarão do nordeste e a inclusão desta iguaria na merenda escolar irá, além de beneficiar os estudantes com alimentação de qualidade, irá movimentar a economia da agricultura familiar.

O deputado estadual Marcelo Sobral, autor de indicação para a inclusão da proteína na alimentação escolar, comemorou a iniciativa do governo do estado de Sergipe, principalmente porque os agricultores familiares regionais serão os principais fornecedores. “Consta no edital que os produtores de assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas e, através da Cooperativa de Produção, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Familiares de Indiaroba e Região (Cooperafir), diversas associações estaduais de vários municípios, serão fornecedoras do estado”, explicou.

De acordo com o governo do estado, mais de 20 mil alunos serão alimentados com camarão e, nesse primeiro edital, foram investidos  R$ 609.119,10 na aquisição do filé de camarão, divididos em cinco lotes que, a cada 15 dias, será um complemento ao cardápio regular.

Municípios que têm camarão na merenda

Em Sergipe, o município de São Cristóvão implantou, recentemente, através da Prefeitura, um projeto piloto para inclusão do camarão na merenda escolar em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) que fará capacitações sobre o manejo do crustáceo. A partir disso, será incluído no cardápio de toda a rede. Já Indiaroba foi a primeira cidade a realizar chamada pública para a gestão adquirir, por meio do programa de incentivo à Agricultura Familiar, o camarão, e incluí-lo na merenda escolar.

Foto: Assessoria Parlamentar