Inadimplência: Advogada fala na Alese sobre importância da mediação

Quem está negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) tem a chance de negociar e limpar o nome por meio de uma mediação. A advogada Ana Sarmento, presidente da Câmara de Mediação esteve no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira, 6 para falar sobre o assunto, durante entrevista para a TV Alese. Em Sergipe, o número de inadimplentes chega a 140 mil.

De acordo com ela, existe um estudo que mostra um aumento considerado nas crises de ansiedade e depressão por conta de problemas econômicos. “Isso decorrente da crise que estamos vivenciando, com pais de famílias desempregados, enfim, um problema que vem rondando as famílias”, ressalta.

Ana Sarmento destaca convênio com a CDL

Ana Sarmento destacou que a Câmara de Negociações tem um convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Isso foi um divisor de águas aqui no Estado porque temos hoje em média 140 mil inadimplentes e com esse convênio nós estamos de plantão às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h, (Rua Santa Luzia) à demanda espontânea, ou seja, o consumidor que nos procura pra falar sobre a sua inadimplência e a gente manda uma carta-convite ao credor chamando  para a mediação”, explica.

A advogada disse ainda que existem ainda mutirões, visando regularizar a situação. “É o caminho inverso. São os próprios credores que nos procuram entendendo a necessidade de regularizar sua carta de crédito. A gente formata junto com o CDL e o credor esse mutirão onde a empresa chama os inadimplentes e a gente faz o mesmo trabalho através da técnica da mediação”, completa.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões