logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Imunização contra a Covid-19 em Sergipe é uma vergonha nacional, lamenta Kitty Lima

Por Assessoria Parlamentar

As ações de vacinação contra o coronavírus Covid-19 têm sido intensificadas em todo o país e os grupos prioritários de profissionais da saúde e idosos têm sido alvo da 1a fase das campanhas de imunização, como determinado pelo Ministério da Saúde. Apesar de todas as orientações, porém, Sergipe está vergonhosamente no ranking dos 10 estados brasileiros com o pior desempenho da vacinação contra a Covid-19, fato lamentado pela deputada estadual Kitty Lima (Cidadania).

De acordo com dados coletados até a última segunda-feira, 08, e divulgados pelo consórcio de imprensa a partir de informações fornecidas pelas secretarias de Saúde de todo o país, Sergipe recebeu 76.160 doses da vacina contra a Covid-19, vacinando apenas 29.086 pessoas (39,19% das doses já recebidas), equivalente a 1,25% da população do estado.

O péssimo desempenho na coordenação da execução da vacinação do Governo do Estado coloca Sergipe no ranking dos 10 estados brasileiros com pior resultado na imunização aos grupos prioritários contra a Covid-19.

“Isso é uma vergonha para Sergipe e para nós sergipanos porque nosso estado é pequeno e de fácil logística. Alagoas, por exemplo, possui tamanho territorial parecido com o nosso e tem apresentado um desempenho bem melhor na imunização da população. Roraima é 10 vezes maior que Sergipe e tem mais de 60% de sua área coberta por floresta, e ainda assim consegue o dobro de cobertura vacinal se comparado ao nosso estado. O Governo do Estado precisa fazer sua parte e ficar em cima dos municípios para garantir a efetividade da vacinação da população de acordo com cada fase desse processo que, em Sergipe, está acontecendo de forma bastante lenta e não podemos continuar nessa morosidade”, pontua Kitty.

Preocupada também em garantir transparência do controle de vacinação referente à Covid-19, a deputada Kitty Lima encaminhou à Secretaria de Estado da Saúde (SES), no final de janeiro deste ano, um ofício solicitando que seja disponibilizada a lista de pessoas vacinadas em todo o estado por meio do portal de transparência, frisando ainda que a alimentação do portal ocorra de forma constante e em tempo real. O pedido de Kitty fortalece a recomendação feita pelos Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) ao governador Belivaldo Chagas e aos municípios sergipanos para maior transparência na execução da vacina da Covid-19, após denúncias de que pessoas estariam furando a fila prioritária para vacinação.

“Precisamos saber, e isso também foi solicitado em nosso ofício, quem são as pessoas que já foram vacinadas, incluindo ainda os profissionais de saúde, porque temos visto na imprensa casos de pessoas fora do grupo prioritário sendo imunizadas, totalmente fora das regras determinadas para essa primeira fase da campanha e uma afronta a toda sociedade”, cobra a deputada.

“Queremos que cada município informe quantas doses as secretarias de Saúde receberam, além de quantas pessoas foram vacinadas e quem são elas, por meio de uma lista com nome e CPF, para que haja a maior transparência possível nesse processo, e afastando qualquer possibilidade de fraude. Pedimos também que os casos de reação à vacina sejam comunicados oficialmente para que todos possam ter o acompanhamento adequado nessa situação. Atuar com transparência é respeitar toda a população que neste momento está bastante ansiosa por enxergar uma luz no fim do túnel nessa pandemia”, completa Kitty.

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo