logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Importância dos hospitais filantrópicos debatida durante Sessão Especial

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícia Alese

Foi realizada na tarde desta terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), uma Sessão Especial, de iniciativa da deputada Drª Lidiane Lucena (Republicanos), juntamente com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Sergipe (Federase). 

Deputada Lidiane Lucena

Com o objetivo de destacar o Dia Nacional da Filantropia, celebrado no último dia 20, os debates aconteceram sobres os temas: “A importância das instituições filantrópicas de Saúde em Sergipe”, por meio da presidente da Federase, Carolina Teixeira;  e “Iniciativas legislativas que impactam positivamente na saúde filantrópica”, conduzido pela diretora jurídica da Federase, Marcela Pithon. 

De acordo com Drª Lidiane Lucena, como deputada estadual e principalmente como médica da Saúde da Família, é testemunha do quanto os hospitais filantrópicos são essenciais para a saúde da população mais vulnerável em Sergipe. “Dar visibilidade a essas unidades hospitalares é uma das formas de reconhecer o seu trabalho tão necessário para a nossa gente. Por isso a importância dessa Sessão Especial, para que possamos conhecer mais sobre o funcionamento dos hospitais filantrópicos em Sergipe”, afirma.

A deputada também destacou o programa Opera Sergipe, desenvolvido pelo Governo do Estado. “O Opera Sergipe vem dando as mãos e ajudando tanto a população; agora no dia 20 de outubro, nós comemoramos o Dia da Filantropia e nada mais justo do que a gente estar aqui hoje falando sobre esses hospitais tanto na capital como no interior, que tanto vem ajudando ao povo sergipano”, observa.

De acordo com a presidente da Federase, Carolina Teixeira, a entidade surgiu no contexto da pandemia em 2020, tendo por finalidade, a transparência e complementariedade ao Sistema Único de Saúde (SUS), a melhoria da assistência e o fortalecimento da gestão.

“A Federase foi instituída através da união dos hospitais da capital (Cirurgia, São José, e Santa Isabel) e ao longo dessa caminhada a gente teve outras instituições do interior do estado, que acreditaram na nossa missão e nos nossos objetivos (Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto; Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão; Amparo de Maria, em Estância, Associação de Caridade, em Capela, Maternidade Zacarias Júnior, em Lagarto; Hospital São Luiz Gonzaga, em Itabaianinha e mais recentemente, a Fundação Médica Santa Cecília, em Aquidabã). Os hospitais filantrópicos estão presentes em seis regiões de saúde e dentre os leitos ofertados pelo SUS, nós temos 904 leitos totalmente viabilizados através das instituições filantrópicas”, ressalta destacando ainda o hospital São Pedro de Alcântara, em Capela, no modelo porta aberta, além da Fundação Médica Santa Cecília e Unidade de Saúde Drª Angélica Guimarães, na região de Propriá.

Carolina Teixeira, presidente da Federase

A diretora jurídica da Federase, Marcela Pithon exibiu propostas apresentadas aos governantes visando melhorar a atividade filantrópica. “Nós entendemos que aos deputados estaduyais competem além das tarefas legislativas, a tarefa de fiscalização das atividades e aqui cabe um parêntese porque é nesta Casa que se faz a aprovação da Lei Orçamentária Estadual; é aqui que conseguimos pensar na destinação de recursos, entendendo qual a maior ou menor necessidade do setor de saúde”, enfatiza.

Segundo o secretário de Saúde, Walter Pinheiro, o tom é de agradecimento, acreditando no crescimento e fortalecimento das atividades filantrópicas. “Os hospitais filantrópicos desempenham um papel vital em nossa sociedade e uma função que muitas vezes passa despercebida, mas têm um impacto imensurável em nossas vidas; quero destacar a importância dessas instituições para o bem estar das comunidades. Os filantrópicos são faróis de esperança para aqueles que têm dificuldade de acesso à saúde”, afirma.

Federase

A Federação é composta pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel, o Hospital São José, o Hospital de Cirurgia, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (Lagarto), o Hospital Amparo de Maria (Estância), o Hospital São Pedro de Alcântara (Capela), o Hospital Nosso Senhor dos Passos (São Cristóvão), o Hospital São Luiz Gonzaga (Itabaianinha), o Hospital e Maternidade Zacarias Júnior (Lagarto) e a Fundação Médica Santa Cecília, em Aquidabã.

A mesa foi composta pela deputada Lidiane Lucena, o deputado Marcos Oliveira (PL), a presidente da Federase, Carolina Teixeira, a diretora jurídica da Federase, Marcela Pithon, o secretário de estado da Saúde, Walter Pinheiro, representando o governador Fábio Mitidieri, o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, a superintendente substituta do Ministério da Saúde em Sergipe, Gize Pereira e o promotor de justiça, diretor da curadoria de Saúde, Raimundo Napoleão Ximenes Neto, representando o procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto.

Composição da mesa na Sessão Especial

No plenário, a deputada Carminha Paiva (Republicanos), o deputado Dr. Manuel Marcos (PSD), o deputado Paulo Júnior (PV), além de gestores dos hospitais filantrópicos da capital e do interior.

Fotos: Joel Luiz/Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo