A deputada estadual Maria Mendonça (PP) demonstrou preocupação com o anúncio do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen), localizada no município de Laranjeiras (SE). A medida, conforme observou a parlamentar, na sessão desta terça-feira (20) da Assembleia, “pode desencadear danos irreversíveis para a cadeia produtiva do Estado, além de penalizar os trabalhadores que, agora, estão rodeados de incertezas quanto ao futuro de seus empregos”.

A deputada disse que a Fábrica gera mais de 270 empregos diretos, além de contribuir com a arrecadação de impostos do Estado, por isso, Maria pediu providências ao Governo para evitar o fechamento da indústria. “É preciso que seja aberto um canal de negociação, com o apoio desta Casa, entre o Executivo e a presidência da Petrobras com o objetivo de encontrar uma saída que impeça o fechamento da Fafen”, sugeriu a deputada, ao ressaltar a contribuição sociocultural “das ações desenvolvidas pela Empresa de incentivo à cultura de Laranjeiras desde sua instalação na década de 80”.

 Na avaliação da deputada, o encerramento da operação da Fafen pode “comprometer ainda mais o já delicado quadro do mercado de trabalho sergipano”. No último mês, destacou Maria, Sergipe já perdeu 788 postos de trabalho formal. “A Indústria fechou a maior parte dos empregos, o que deve acender o alerta do Estado para a necessidade de revisão da política econômica para que mais investimentos não sejam perdidos”, advertiu.

Por Assessoria de Imprensa