Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese
‘Conferir à personalidades o reconhecimento de sua meritória e destacada contribuição ao jornalismo, radiodifusão e ao desporto no Estado de Sergipe, tais como jornalistas, radialistas, cronistas esportivos, publicitários e demais profissionais que tenham tido êxito em seu trabalho na imprensa escrita, radiofônica, televisiva, internet ou em outras atividades tendo colaboração no desenvolvimento dessas áreas’. A redação faz parte da Resolução Nº 01/2017, de 29 de março de 2017 que institui a entrega da Medalha Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filhos (Barrinhos), aos profissionais da comunicação.
Sessão Especial
De acordo com a Resolução, nesta terça-feira (20), 14 personalidades em exercício da profissão, ou que contribuíram no segmento, foram homenageados com a honraria. A solenidade aconteceu no Palácio Governador João Alves Filho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em Aracaju. As Indicações tiveram autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), e dos deputados estaduais: Garibalde Mendonça (PDT), Áurea Ribeiro (Republicanos), Pato Maravilha (PL), Kaká Santos (União Brasil), Georgeo Passos (Cidadania), Neto Batalha (PP), Lidiane Lucena (Republicanos), Carminha Paiva (Republicanos), Linda Brasil (PSOL), Paulo Júnior (PV), Cristiano Cavalcante (União Brasil), e Luizão Donatrampi (União Brasil). A honraria foi criada pelo deputado Luciano Bispo (PSD), quando presidente da Alese.
Indicados
Receberam a medalha as seguintes personalidades: O diretor de comunicação da Alese, jornalista e radialista, Theotônio Narciso da Cruz Neto, Aloisio Santos Andrade, Carlos José Magalhães de Melo, Cosmo Batista dos Santos, Ederaldo Ferreira Bomfim Filho, Gilson Ramos, Jairo Alves de Almeida, Jailton Santana, Mylena Rocha de Sá, Narcizo Henrique Santos Machado e Rita Oliveira.
A deputada estadual Linda Brasil (PSOL), realizou o discurso em nome do Poder Legislativo, enfatizando o papel significativo dos comunicadores, além de uma reflexão da prestação de serviço nos veículos de imprensa e assistencialismo do conhecido ‘Barrinhos’. “Me sinto honrada em representar o parlamento nesta Sessão Especial e parabenizo todos os homenageados no dia de hoje”, frisou.
Magna Santana
A Deputada Linda Brasil indicou a jornalista Magna Santana para a honraria. Radialista, com pós-graduação em jornalismo político e econômico, Magna é apresentadora, cerimonialista e assessora de imprensa. A profissional reúne uma trajetória com passagem pela Rádio Atalaia, FM Sergipe, Ilha FM, TV Cidade, TV Caju e, atualmente, segue em atuação na Fan Fm. Magna Santana possui 27 anos de atuação em Sergipe e fez um agradecimento especial à deputada Linda Brasil (PSOL).
“Fiquei extremamente feliz assim que fui informada da indicação pela deputada estadual Linda Brasil. Receber a honraria que leva o nome de Barrinhos, personalidade inesquecível que exerceu um excelente trabalho na comunicação e no âmbito social é algo muito bom. Pela segunda vez sou homenageada na Alese, já que recebi em outro momento a medalha Quintina Diniz e, agora, volto à Casa para vivenciar um novo reconhecimento pelo meu trabalho. Fico emocionada, pois entre tantos profissionais competentes integrar essa lista me deixa bastante emocionada e isso aumenta ainda mais a responsabilidade com a atividade que exerço”, afirmou.
Carlos Ferreira
A deputada Carminha Paiva (Republicanos) saudou os homenageados e citou o motivo da indicação do radialista e jornalista Carlos Ferreira. “Indiquei o amigo Carlos Ferreira porque sou admiradora do seu trabalho nesses longos anos que atua como radialista e jornalista em diversos municípios sergipanos. Reconheço a honraria como mais que merecida por tudo que Ferreira já contribuiu para a comunicação em Sergipe. Acredito que a gente deve homenagear as pessoas em vida, para que elas possam colher os frutos das suas boas ações. Por isso, nesse dia feliz eu só posso desejar que cada um dos homenageados aproveitem esse momento que é resultado de todo trabalho que desempenham”, comemorou.
Carlos Ferreira é jornalista e radialista. Nasceu em Piaçabuçu, Alagoas, onde iniciou sua trajetória na comunicação. Foi jornaleiro, operador de áudio e locutor na Emissora Rio São Francisco, em Penedo. Está em Aracaju há mais de 40 anos, no qual trabalhou e dirigiu os principais órgãos de comunicação, a exemplo da TV Sergipe, Cinform, Jornal de Sergipe, TV Atalaia, rádios Cultura, Liberdade, Atalaia, Xodó, Lagamar FM, Ilha FM. Atualmente, comanda o programa jornalístico na 103 FM. No momento, exerce a posição de secretário de comunicação de Nossa Senhora do Socorro, já tendo exercido o mesmo cargo em outros municípios como Boquim e Itabaiana.
“A Assembleia Legislativa de Sergipe, ao instituir essa honraria, mostra seu compromisso com o papel fundamental da comunicação: informar com responsabilidade e formar cidadãos conscientes. Quanto ao nome dado, não poderia ser melhor escolhido. Barrinhos marcou o jornalismo sergipano, notadamente no colunismo social, onde atuou com maestria”, comentou o profissional que teve a indicação da deputada estadual, Carminha Paiva.
Severino Ramos Simplício de Alcântara
“Homenagem mais que merecida dedicada à radialistas e jornalistas que possuem uma grande credibilidade no estado”. Assim definiu o deputado estadual Luizão Donatrampi (União Brasil), que indicou a honraria para o radialista Severino Ramos.
Paraibano e com 40 anos de atuação em Sergipe ao passar por diversos veículos de comunicação, Severino Ramos Simplício de Alcântara (Tony Alcântara) não escondeu a satisfação na solenidade. “Estou muito feliz no dia de hoje, já que a honraria leva o nome do meu amigo pessoal e que durante seus 52 anos fez um grande trabalho na comunicação na área social. Atualmente, comando a Ação Solidária Santo Antônio, localizada em Socorro, e esta foi uma entidade fundada por Barrinhos. Passei pelo Jornal de Sergipe, Jornal da Cidade, Correio de Sergipe e outros veículos desses anos. Compartilho a minha gratidão a todos os responsáveis por esta iniciativa e, e em especial ao deputado Luizão DonaTrampi”.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese