Prefeitas destacam políticas públicas voltadas para as mulheres

Por Paulo Santos/ Agência de Notícias Alese

Em sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira (8), comemorando o Dia Internacional da Mulher, as deputadas estaduais e as prefeitas sergipanas receberam a Medalha Quitina Diniz. Na oportunidade, as representantes dos municípios sergipanos parabenizaram todas as mulheres e falaram das políticas públicas voltadas para a causa feminina em suas respectivas cidades.

Irmã da prefeita Hilda Ribeiro (Lagarto)

O Conselho da Medalha Deputada Quintina Diniz é presidido pela deputada Maisa Mitidieri (PSD), e a honraria criada por meio da Resolução nº 15/2008, de iniciativa da ex-deputada Susana Azevedo, tem por finalidade, homenagear mulheres que, pela sua destacada atuação familiar, profissional, política ou social, especialmente na defesa dos direitos e da igualdade feminina, tenham-se tornado merecedoras do reconhecimento público da Assembleia Legislativa.

Layana Soares da Costa (prefeita de Cedro de São João)

Sergipe possui 15 prefeitas ao todo, na manhã de hoje, 12 delas foram homenageadas na Alese: a de São Francisco, Alba dos Santos Nascimento; de Poço Redondo, Aline dos Santos Vasconcelos; de Carmópolis, Esmeralda Mara Silva Cruz; de Pedrinhas, Francecleide Lima Santos Souza; de Gararu, Gilzete Dioniza de Matos; de Lagarto, Hilda Rollemberg Ribeiro, representada por sua irmã); de Nossa Senhora Aparecida, Jeane de Jesus Barreto; de Cedro de São João, Layana Soares da Costa; de Nossa Senhora da Glória, Luana Michele de Oliveira Silva Cacho; de Divina Pastora. Maria Clara Prado Ribeiro Rollemberg; de Pacatuba, Manuela Almeida Martins e de Riachão do Dantas, Simone Andrade Farias Silva.

A prefeita do município de Cedro de São João, Layana Soares da Costa, agradeceu a homenagem recebida na Casa Legislativa, e falou sobre algumas políticas públicas com a temática feminina, trabalhadas na cidade. “A representatividade de ganhar uma medalha a este nível, é uma forma de agradecimento de ver todo o trabalho que vem sendo feito por nós mulheres da gestão pública. Essa Medalha é estendida a todas as mulheres cedrenses. A prefeitura de Cedro já possui políticas públicas voltadas para a área da mulher, e trabalhamos muito a prevenção da saúde da mulher, que é uma conquista. Na assistência social, temos programas voltados aos cuidados com as mães, e desejo que a gente consiga trabalhar projetos na área da vulnerabilidade e segurança pública”, disse a gestora.

Gilzete Dioniza de Matos (prefeita de Gararu)

Representando o município de Gararu, região do Baixo São Francisco, a prefeita Gilzete Dioniza de Matos, agradeceu o recebimento da honraria e falou sobre a importância das mulheres em nossa sociedade. “Só tenho que agradecer ao presidente da Alese, por nos convidar para receber essa medalha da Quitina Diniz. Essa que foi a primeira deputada eleita no estado de Sergipe, e a história dela nos inspira. Estamos criando o Centro de Coordenadoria da Mulher, um espaço de referência e cuidados especiais com as mulheres, e estamos marcando em Gararu, no dia 21 de março, uma reunião com os representantes do Tribunal de Justiça para que tenha esse local específico para tratar da mulher”, afirmou a prefeita.

Jeane de Jesus Barreto (prefeita de Nossa Senhora Aparecida)

Para a prefeita de Nossa Senhora Aparecida, Jeane de Jesus Barreto, é uma honra receber esta homenagem, e afirma que o município vai criar a Casa da Mulher. “O recebimento desta medalha é muito importante para nós mulheres. Nossa causa é de levantar os nomes das mulheres, e fazer o papel delas valer na sociedade sergipana. Em Nossa senhora Aparecida nós temos um projeto, que é O Conselho da Mulher, exigido pelo Ministério Público, já que em Aparecida a violência é além do normal. Vamos fazer também uma Casa da Mulher, apropriada para resolver os problemas das mulheres do município”, comentou Barreto.

Fotos: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese