logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Homenagem: Assembleia Legislativa destaca os 100 anos do ITPS

Por Shis Vitória / Agência de Notícias Alese

Cem anos dedicados à promoção de pesquisa e tecnologia. Assim pode ser definida, ao longos das décadas, a atuação do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – autarquia especial do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O ITPS foi criado em 27 de junho de 1923, sob a denominação de Instituto de Chimica Industrial com o objetivo de fomentar e estabelecer valores econômicos em busca da competitividade frente aos avanços industriais.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), destaca o trabalho científico atendendo às demandas da sociedade e mercado sergipano. “O ITPS é muito importante para o Estado e atua com muita competência em tudo o que faz e representa. Através dele é possível formalizar os processos para que tenhamos produtos mais seguros no mercado sergipano. Em nome do presidente, o engenheiro químico Antônio Carlos Porto de Andrade (Kaká Andrade), parabenizo os 100 anos do ITPS e estendo os votos a todos que integram a instituição, pois são profissionais capacitados e que se dedicam à tecnologia com maestria”, salientou.  

Ato comemorativo

Em alusão aos 100 anos será realizado o hasteamento da bandeira, nesta terça-feira (27), às 8h, na sede da instituição. Sobre a data comemorativa, o presidente do Instituto ressaltou que: “hoje é um dia muito especial para o povo sergipano, afinal o ITPS completa cem anos de existência, um século de atuação. O ITPS foi o terceiro instituto de ciência, tecnologia e inovação criado no Brasil. Isso mostra o pioneirismo do povo sergipano. Durante todo esse século o ITPS prestou e executa relevantes serviços à sociedade sergipana. Seja no apoio ao agronegócio nas suas análises do solo, análise folear, análise de adubo e análise de água para irrigação, por exemplo.”

Ainda de acordo com Kaká Andrade, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe segue revelando talentos em todas as regiões da menor Unidade Federativa do país. “Seja no apoio de geração de indústrias quando aqui foram feitas as pesquisas minerais do calcário que gerou a indústria sementeira, da Silvinita que gerou a indústria de potássio, da argila vermelha que gerou o pólo de cerâmica em Sergipe, da melhor variedade de mandioca que gerou o pólo de farinha, mas aqui também nós também geramos talentos. Temos convênios com doze universidades/faculdades e oferecemos estágios para que novos cientistas vão sendo formados. O ITPS é acima de tudo um órgão que além de prestar serviço, gera talentos”, frisou.

Histórico

Em 1948, a partir da Lei N° 64, o instituto passou a denominar-se Instituto de Tecnologia e Pesquisa. Com esta alteração, a instituição ampliou suas atribuições com a realização de estudos, pesquisas científicas e tecnológicas, prestação de serviços técnicos, além da promoção e coordenação da política metrológica da administração estadual.

Já em 1986, o ITPS sofreu uma nova reorganização através do Decreto Lei 7.778, que definiu sua área de atuação para execução de análises de amostras por meio dos laboratórios de Água e Despejos Industriais, Solos e Química Agrícola, Bromatologia, Tecnologia dos Alimentos, Tecnologia das Argilas, Físico-Química, Ensaios e Resistência dos Materiais, Geoquímica, Química Inorgânica e Química Orgânica.

O ITPS colaborou para o desenvolvimento científico, econômico e social, como também na formação de recursos humanos e produção de conhecimento. Em 1997, foi criado em sua estrutura organizacional, pelo Decreto N° 3.918, o Departamento de Metrologia que permitiu a efetivação do convênio com o Inmetro para realização no Estado das atividades delegadas de verificação e fiscalização metrológica.

Em 2004, a estrutura do ITPS foi discutida interna e externamente, resultando na Lei 5.511 de 28 de dezembro, que transformou a instituição em Autarquia Especial. A Lei trouxe modificações na estrutura organizacional e consolidou o ITPS como importante instituição para o estudo da ciência e da tecnologia em Sergipe.

Com a mudança, a instituição passou a ser denominada Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe. Atualmente, o ITPS tem a finalidade de atuar como entidade operacional da Administração Estadual, participante da implementação e execução da política de C&T do Governo, bem como a prestação de serviços técnicos, sob a forma de ensaios, testes e análises, nas áreas da ciência, da tecnologia, da metrologia, qualidade de bens e serviços e de química, microbiologia e resistência de materiais.

Foto: ASN / Reprodução

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo