“Gratidão”: Maria recapitula trajetória e recebe homenagens em despedida da Alese

Por Assessoria

Emocionada, parlamentar destacou ações e ressaltou legado político iniciado pelo pai, Chico de Miguel

A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (27) para, em discurso, despedir-se da vida pública. Parlamentar por seis mandatos eletivos, além de um como prefeita de Itabaiana, ela relembrou a trajetória enquanto representante do povo sergipano e fiscalizadora do Executivo, destacando que deixa a Alese com “a certeza do dever cumprido”. “Concluo o meu propósito de trabalhar pelo desenvolvimento de Sergipe e pela melhoria da vida da população do Estado”.

Durante o pronunciamento, a deputada estadual agradeceu a todos que fizeram parte da sua caminhada política e pessoal, incluindo a população, amigos, familiares, parlamentares, colaboradores, e servidores da Assembleia. “Gratidão a Deus pelo dom da vida, e pelo exemplo dos meus pais, Chico de Miguel e Saturnina, cuja história de honradez e bem servir ao nosso povo reverberaram em toda a minha trajetória pessoal e pública”, declarou Maria, acrescentando que foi com o pai, que aprendeu o princípio da política enquanto ferramenta de transformação social, o qual norteou toda a sua atuação.

Ela frisou o caráter propositivo e fiscalizador da sua atuação na Alese, de forma a impactar positivamente a vida de sergipanas e sergipanos, através da priorização de campos estratégicos para o Estado. Maria ressaltou que áreas como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, agricultura, direitos das mulheres, cultura, esporte, entre outros segmentos cruciais para Sergipe, receberam atenção devida, e foram contempladas com dezenas de proposituras efetivas, transformando realidades para melhor.

Maria Mendonça salientou que, embora esteja deixando o Parlamento – sem desejo de retornar à Alese – o legado político de Chico de Miguel não se encerra com a sua saída da Casa. “Devemos lembrar que a história dos Teles de Mendonça não tem um ponto final aqui, pois o legado de Chico de Miguel não findou e nem findará. Os seus princípios já são parte fundamental da história política do nosso Estado”, disse, acrescentando que deixa a Assembleia com “o coração cheio de amor e gratidão por tudo que vivi”.

RECONHECIMENTO

Após o discurso, alguns dos deputados estaduais presentes na sessão prestaram homenagens à parlamentar e exaltaram a dedicação ao trabalho, conduta ilibada e a preocupação com o desenvolvimento de Sergipe e com a melhoria de vida da população.

Luciano Pimentel (PP) exaltou a atuação, a seriedade e o compromisso de Maria na Assembleia. “Pode ter a certeza de que a senhora deixa uma marca muito importante nesta Casa. A senhora honrou os seus mandatos e deixou um grande legado, um grande ensinamento para todos nós. Foi uma parlamentar atuante, brilhante”, declarou.

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) também prestou homenagens à parlamentar, revelando que Maria foi sua referência na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Quando cheguei à Alese, estava arretada, queria derrubar tudo. Mas você foi uma referência de calma, de experiência… Já me aconselhou algumas vezes nesse sentido, e pode ter certeza que isso eu vou levar pelo resto da vida”, disse Kitty, agradecendo o que aprendeu com Maria Mendonça.

Goretti Reis (PSD) destacou o caráter de determinação e de posição firme da parlamentar. Ela agradeceu o convívio e a experiência compartilhada com Maria na Alese, classificando-a como uma mulher guerreira. Outro deputado que a homenageou foi Zezinho Sobral (PDT), vice-governador eleito de Sergipe, que apontou Maria como inspiração para diversas mulheres sergipanas. “A política precisa de mais mulheres como você, que tenham o seu comportamento, a sua convicção e a sua determinação em ajudar o povo de Sergipe”.

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) lembrou que Maria Mendonça abriu mão de parte da vida pessoal para defender os interesses e necessidades da população sergipana, e enalteceu a liderança política de Chico de Miguel, contemporâneo ao seu avô, Francisco Passos – ambos políticos da região Agreste de Sergipe. Ainda, Garibalde Mendonça (PDT) enfatizou a tranquila e respeitosa relação dela com todos os parlamentares, e Maisa Mitidieri (PSD) agradeceu por “poder lutar pelo direito das mulheres ao seu lado e das demais colegas deputadas”.

Também prestaram homenagens à deputada os parlamentares Francisco Gualberto (PSD), Adailton Martins (PSD) e Luciano Bispo (PSD). “Levo recordações maravilhosas desta Casa. Conquistei uma série de amigos e amigas aqui dentro, pessoas incríveis. Onde eu estiver, estarei trabalhando e honrando o Poder Legislativo da mesma forma. Voltarei quantas vezes for preciso para externalizar o abraço amigo, a solidariedade e a fraternidade a todos que compõem a Alese”, prometeu Maria Mendonça.