Graças a Áurea Ribeiro, a´Silibrina de Lagarto’, agora é um “Bem de Interesse Cultural do Estado de Sergipe”

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) carimba mais um projeto de Lei voltado para a cultura e tradições de nossa gente, aprovado por unanimidade. A ‘Silibrina de Lagarto’ foi declarada pela Assembleia Legislativa um “Bem de Interesse Cultural do Estado de Sergipe” e fica inserido no Calendário Oficial de Eventos.

O que é a Silibrina

É uma tradição festiva que remonta a mais de cem anos naquele município. A “Festa do fogo” como também é conhecida, ocorre anualmente na noite do dia 31 de maio e atrai milhares de participantes. Uma publicação local datada de 1908 já apontava que essa manifestação cultural era realizada desde o final do século 19. Em 2023, mais de cem anos depois, a sensibilidade de uma deputada, consegue elevá-la a este patamar, dando-lhe a devida valorização e proteção de uma Lei.

“Meu coração se enche de orgulho e gratidão! Essa aprovação se traduz na valorização de uma das mais antigas tradições lagartenses. Na noite da última quarta, 31, milhares de pessoas, não só de lá, como também de cidades circunvizinhas, participaram de mais uma celebração da Silibrina. Ao som da zabumba e do pife; com a guerra ‘pacífica’ dos Busca-pés e espadas; culminando com o  ‘Desafio do Mastro’, saudaram a chegada do mês de junho e todos os seus santos queridos. Vale destacar que, com total apoio da Gestão da prefeita Hilda Ribeiro , a ‘Silibrina’ está inserida oficialmente na programação do “Festival da Mandioca” que são os festejos juninos do município. Portanto, a Silibrina de Lagarto está mais viva do que nunca! Gratidão a todos os meus colegas da Assembleia!”, comemorou a deputada.