Goretti Reis recebe comissão da AMO visando protocolar pedido de notificação compulsória do câncer

Representantes da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – associada Femama em Sergipe – se reuniram na tarde hoje, dia 22 de novembro, com a deputada estadual Goretti Reis (PMDB/SE), que ocupa a função de 2ª secretária na diretoria da Assembleia Legislativa de Sergipe, para protocolar pedido de notificação compulsória do câncer.

A reunião aconteceu no gabinete da deputada e teve como objetivo a apresentação da proposta da Femama e da AMO de notificação compulsória do câncer no sistema público e privado no estado de Sergipe como forma de melhorar a gestão de recursos da saúde pública, agilizar o diagnóstico e o tratamento do câncer e facilitar o cumprimento da lei 12.732/12.

A deputada Goretti Reis parabenizou a AMO pelo trabalho que exerce ao longo de 20 anos, comemorado nesta semana, e agradeceu pela confiança depositada em seu mandato para honrar com esse compromisso. Enquanto profissional de saúde, a deputada entende da necessidade da notificação para melhor gerir os recursos da saúde pública e agilizar o diagnóstico e o tratamento do câncer.

A ação se refere à mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro) que poderá ocorrer em diversos estados com o empenho de outras organizações associadas à Femama nesta quinta-feira, 24. A ideia da ação é criar inicialmente projetos de lei sobre notificação compulsória para que registrem e monitorem com eficiência os novos casos de câncer no país, já que o sistema de registro atual SISCAN não funciona completamente.

Compromisso firmado

No próximo dia 24 de novembro, a deputada Goretti participará do Seminário “Conscientização: Câncer, Empoderamento e Superação”, em Belém do Pará, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, onde ocorrerá debates sobre o câncer de mama e de próstata. Para confirmar o seu empenho com o pedido de notificação compulsória do câncer, a deputada levará ofício para o evento e abrirá o debate e a iniciativa com demais envolvidos.

A deputada Goretti é presidente da Secretaria Especial da Saúde da UNALE (União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais) e, por isso, participará do seminário no Norte do País. Goretti possui graduação em enfermagem, especialização em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Enfermagem Forense e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Além disso, já foi secretária de saúde da Prefeitura de Aracaju.

Por Assessoria Amo