logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Goretti Reis recebe comissão da AMO visando protocolar pedido de notificação compulsória do câncer

Representantes da Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – associada Femama em Sergipe – se reuniram na tarde hoje, dia 22 de novembro, com a deputada estadual Goretti Reis (PMDB/SE), que ocupa a função de 2ª secretária na diretoria da Assembleia Legislativa de Sergipe, para protocolar pedido de notificação compulsória do câncer.

A reunião aconteceu no gabinete da deputada e teve como objetivo a apresentação da proposta da Femama e da AMO de notificação compulsória do câncer no sistema público e privado no estado de Sergipe como forma de melhorar a gestão de recursos da saúde pública, agilizar o diagnóstico e o tratamento do câncer e facilitar o cumprimento da lei 12.732/12.

A deputada Goretti Reis parabenizou a AMO pelo trabalho que exerce ao longo de 20 anos, comemorado nesta semana, e agradeceu pela confiança depositada em seu mandato para honrar com esse compromisso. Enquanto profissional de saúde, a deputada entende da necessidade da notificação para melhor gerir os recursos da saúde pública e agilizar o diagnóstico e o tratamento do câncer.

A ação se refere à mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro) que poderá ocorrer em diversos estados com o empenho de outras organizações associadas à Femama nesta quinta-feira, 24. A ideia da ação é criar inicialmente projetos de lei sobre notificação compulsória para que registrem e monitorem com eficiência os novos casos de câncer no país, já que o sistema de registro atual SISCAN não funciona completamente.

Compromisso firmado

No próximo dia 24 de novembro, a deputada Goretti participará do Seminário “Conscientização: Câncer, Empoderamento e Superação”, em Belém do Pará, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, onde ocorrerá debates sobre o câncer de mama e de próstata. Para confirmar o seu empenho com o pedido de notificação compulsória do câncer, a deputada levará ofício para o evento e abrirá o debate e a iniciativa com demais envolvidos.

A deputada Goretti é presidente da Secretaria Especial da Saúde da UNALE (União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais) e, por isso, participará do seminário no Norte do País. Goretti possui graduação em enfermagem, especialização em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Enfermagem Forense e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Além disso, já foi secretária de saúde da Prefeitura de Aracaju.

Por Assessoria Amo

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo