logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Goretti Reis prestigia solenidade de entrega do Diploma Bertha Lutz à juíza Rosa Geane

23/3/2022

Por Assessoria Parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 23, a procuradora da Mulher da Alese, deputada estadual Goretti Reis (PSD) participou da solenidade de entrega do Diploma Bertha Lutz, durante sessão especial, no Plenário do Senado Federal à coordenadora da Mulher e da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe, juíza de Direito, Rosa Geane Nascimento Santos. O Diploma é um reconhecimento, concedido pelo Senado Federal a pessoas que contribuam com à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.

A autora do prêmio defende a união e emancipação feminina, assim como as demais autoras do chamado sufragismo, ou mesmo onda sufragista, movimento formado por mulheres que posteriormente se tornaria de relevância mundial. Bertha Maria Júlia Lutz foi uma ativista feminista, bióloga, educadora, diplomata e política brasileira. Era filha de Adolfo Lutz, cientista e pioneiro da medicina tropical. Foi uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século XX. Em 1945, foi uma das quatro mulheres, de 850 pessoas, a participar da redação da Carta das Nações Unidas. Onde assegurou que menções à igualdade de gênero fossem incluídas no documento.

“Gratificante participar de eventos dessa natureza. Dra. Rosa Geane é merecedora de todas as honrarias. Muito me orgulha fazer parte de ações encabeçadas por essa pessoa que não mede esforços quando a pauta se refere a defesa e os direitos da mulher. Assim como Lutz, Dra. Rosa também é líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Lutz se empenhou para a aprovação da legislação que outorgou o direito às mulheres de votar e serem votadas. Dra. Rosa Geane é um marco para Sergipe. Seu empenho e dedicação são louváveis e merecem os aplausos dos sergipanos e do Brasil. Destaque para suas atuações na elaboração do projeto de criação de Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e o fomento para a criação da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe. Parabéns Dra. Rosa”, pontuou Goretti Reis.

Foto: Assessoria

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo