logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Goretti Reis lança campanha Outubro Rosa na Alese

Câncer de Mama, esse foi o assunto que a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, a autora da Lei 267/2011 que objetiva a redução do câncer de mama e de útero em Sergipe, a deputada estadual Goretti Reis (PMDB), abordou na manhã dessa quarta-feira, 5, ao lançar na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a campanha Outubro Rosa. “É uma campanha que precisa atingir a todos porque se trata do combate e prevenção a uma doença que é a segunda maior causa morte entre as mulheres no Brasil, o câncer de Mama”, ressaltou.

Goretti apresentou dados com base nas estatísticas Instituto Nacional do Câncer (INCA). São 520 mil mortes por ano, no mundo, provocado pelo câncer de mama. E no Brasil, ano passado, morreram 13 mil e 500 mulheres. A estimativa de novos casos para 2016, são que 57.020 novos casos de câncer, desses, 25% são câncer de mama. “São dados assustadores que preocupam, por isso a importância da campanha Outubro Rosa e a mobilização mundial em torno de uma doença que se tratada, com o diagnóstico precoce, tem cura”, observou.

De acordo com a deputada, a Frente Parlamentar está agendando reunião com a secretária da Saúde de Sergipe, Conceição Mendonça sobre o atendimento a pacientes diagnosticadas com o câncer de mama e os tratamentos que são oferecidos em Sergipe. Segundo ela, é preciso entender quais as dificuldades que as pacientes tem enfrentado para dar continuidade ao tratamento.

Precisamos saber o que está acontecendo, onde estão os pontos que precisam ser desfeitos, e o que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como proposta para atender essas mulheres. Independentemente, do lado que estejamos, quando o assunto é a vida não é preciso ter partido nem posição, é pensar no próximo e ajudar a ter acesso aos serviços, e transformar as dificuldades em alternativas e caminhos para amenizar o sofrimento com a continuidade do tratamento e a eficácia do tratamento”, afirmou.

Para a parlamentar, defensora dos direitos das mulheres, a Frente Parlamentar está na luta contra o câncer e já começou a desenvolver atividades com a distribuição de fitas rosas, símbolo da campanha e até o fim do mês desenvolve uma programação voltada para as mulheres. No dia 20 de outubro, uma palestra na Assembleia Legislativa de Sergipe vai tratar sobre o câncer de mama, causas, prevenção e tratamento. No dia 27 a realização do exame preventivo do colo de útero, para todas as mulheres, uma parceria com a o departamento médico da Alese. “Os profissionais farão o exame e o resultado sai imediatamente para que as mulheres saibam se precisam de dar continuidade ao tratamento”, explicou.

Símbolos

Fitas rosas foram distribuídas no plenário e galerias da Alese durante o discurso da deputada Goretti Reis sobre o câncer de mama. “A cor rosa e o laço simbolizam a adesão da sociedade para lembrar que toda mulher tem direito as consultas, exames e tratamentos, todos oferecidos pela rede pública de saúde o SUS. As fitinhas rosas devem ser usados também pelos homens para demonstrar sensibilidade”, observou.

A deputada pediu o comprometimento do governo em iluminar prédios e espaços públicos com a cor rosa, seguindo orientação do Senado e Câmara Federal que já estão com iluminação diferenciada lembrando o “Outubro Rosa” . “É mais um alerta para as mulheres, quer ainda não fizeram os exames preventivos de rotina, perceberem que esse é o mês dedicado a elas na prevenção do câncer, principalmente o da mama”, disse.

Parcerias

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher parabenizou a iniciativa da Associação das Policiais Femininas da Secretaria da Segurança Pública, parceria da Frente Parlamentar, em também desenvolver uma programação voltada para o alerta do Outubro Rosa. “No dia 8 elas promovem uma corrida de rua que sai do Parque Augusto Franco e no mesmo local desenvolvem programação durante todo o dia com palestras, atividades diversas e distribuição de brindes. É um momento de grande concentração para chamar atenção dessa doença que só cresce entre as mulheres”, concluiu.

 

Por Ascom Parlamentar Dep. Goretti Reis 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo