Goretti Reis homenageia sergipanos que receberam a Medalha Flávio Primo

Na tarde de hoje, 23, a Assembleia Legislativa entregou a Medalha do Mérito da Superação Flávio Primo para 10 homenageados. A comenda leva o nome desse cearense sergipano que ficou paraplégico, ao receber 3 tiros de bandidos aos quais deu carona, pensando tratar-se de agricultores que caminhavam sob o sol.

Deputada durante discurso de homenagem

Deputada durante discurso de homenagem. Foto: César de Oliveira

Alguns parlamentares indicaram um nome para receber a homenagem. A deputada estadual, Goretti Reis indicou o deficiente físico, José Wilton de Góis Santos, que não permitiu que o problema lhe impedisse de ser um campeão.

A parlamentar também fez o discurso para homenagear a todos.
“O que realmente importa a esta Casa é prestar homenagem a essas pessoas que tanto nos orgulham. Mais que entregar-lhes ouro e papel, o que importa é declarar, em nome do povo sergipano, que vocês são exemplos de garra, fé, força e superação. Momentos como esses servem também para lembrar da nossa responsabilidade cristã, democrática e social na diminuição de barreiras e na equalização de oportunidades a todos que enfrentam, além das dificuldades do dia-a-dia, dificuldades específicas de locomoção, comunicação, acessibilidade e as barreiras do preconceito e da discriminação. Assim como Wilton, também Fernado buscou no esporte os meios para superar suas limitações e se tornar atletas sergipanos”, ressaltou a parlamentar que concluiu agradecendo e parabenizando a todos.

Sobre o homenageado José Wilton de Góis Santos

Goretti entrega homenagens a José Wilton

Nasceu com deficiência nas duas pernas e para andar passou por 13 cirurgias ortopédicas. A primeira com apenas 8 dias de nascido e a última aos 13 anos. Começou a andar com 9 anos. Dos 4 aos 9, era levado para a escola no colo de sua mãe, pessoa a quem agradece muito. Começou no esporte ainda criança, jogando bola com os garotos na rua, sempre se arrastando pelo chão, até meus 30 anos. Quando conheceu o esporte adaptado em Aracaju. Iniciou no vôlei sentado e em 2013 participou do primeiro campeonato, ficando em segundo lugar, era um torneio do Nordeste. De lá para cá não parou mais de colecionar títulos e medalhas.

Por Assessoria Parlamentar