Por Ascom Parlamentar
A deputada estadual Goretti Reis ocupou o grande expediente, na tarde de hoje, 26 de agosto, e falou sobre o grande evento que já virou uma tradição para o Brasil: a vaquejada do parque Zezé Rocha em Lagarto.
Em meio a parlamentares, Goretti explanou como a festa movimenta o comércio do interior sergipano, elevando o turismo lagartense num acontecimento que já ocorre há 56 anos.
Na ocasião ela convidou os colegas parlamentares pra prestigiar a festa. Durante o discurso, Goretti Reis exibiu vídeos no plenário da Alese para fortalecer a tradição e a história da vaquejada dentro do município de Lagarto. “Com tanta crise, com tanto desemprego, esse tipo de evento movimenta o turismo e a economia local, além de valorizar e resgatar as nossas tradições. Não é à toa que o deputado federal Fábio Reis (MDB) busca em BSB, através de um projeto de sua autoria, tonar Lagarto a Capital Nacional da Vaquejada”.
Goretti seguiu prestigiando a tradição lagartense e fez um resgate histórico da tradição, desde a época colonial. “A cultura agropecuária de Lagarto vem desde a colônia, isso já é uma tradição antiga até o surgimento da vaquejada em 1963, quando se decidiu unir a festa com o dia da Padroeira em Setembro. Hoje em dia são inúmeras atividades com animais, várias cavalgadas nos diversos povoados. É um esporte muito importante para o nosso povo”.
Foto: Jadilson Simões