Por Assessoria Parlamentar
“Lisonjeada em poder continuar com meu compromisso em defesa da mulher. Reassumir a procuradoria me diz que estou no caminho certo e que nosso trabalho não está sendo em vão. Minha responsabilidade só aumenta”, assim se sente a deputada estadual Goretti Reis (PSD) ao ser reconduzida, pelo presidente da assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, ao cargo de procuradora da Procuradoria Especial da Mulher da Alese, na manhã de ontem, 10 de fevereiro.
A Procuradoria foi criada pelo Projeto de Resolução 05 de 26 de fevereiro 2018, de autoria da deputada Goretti Reis e publicada no diário oficial nº 27.892, de 28/02/2018. Nesse mesmo ano o Ato da Presidência Nº 15.313 de 8/03, designou Goretti a primeira procuradora Especial da Mulher e está no cargo até hoje. O Órgão objetiva promover a efetiva participação e a defesa dos direitos das mulheres, contribuindo para a equidade de gênero contra todas as formas de discriminação no âmbito do Poder Legislativo do Estado de Sergipe.
“A criação da Procuradoria, há exatos 3 anos, foi um marco histórico na promoção da igualdade de gênero, na autonomia, no empoderamento e na representação das mulheres, além do enfrentamento às diversas formas de discriminação e de violência contra a mulher. É mais um dispositivo legal no cenário que trabalha a defesa feminina, dentro desta Casa Legislativa, sendo uma ferramenta importante juntamente com os demais órgãos e programas de governo, no enfrentamento à violência contra as mulheres”, ressaltou a parlamentar.
Na prática, a Procuradoria é um canal importante entre o poder público e a sociedade que fiscaliza e acompanha programas do Governo, recebe denúncias de discriminação e violência contra a mulher e coopera com organismos estaduais e municipais na promoção dos direitos da mulher. Busca ainda, fortalecer os espaços de poder das mulheres, uma vez que, ainda existem inúmeras diversidades a serem tratadas no tocante a políticas públicas voltadas para as mulheres, tendo como base saúde, comportamento, violências, vida profissional e pessoal.
“Não posso deixar de enaltecer e agradecer o apoio desta Casa para a criação e implementação de políticas para as mulheres, através de debates, palestras, seminários e audiências públicas, promovendo a informação, a formação e o intercâmbio entre as mulheres e a Política, por meio da Assembleia Legislativa de Sergipe. A equipe coordenada pela competente Rosimeire Santos, também merece destaque pelo brilhante trabalho desenvolvido”, finalizou a parlamentar.
Foto: Divulgação Ascom