Por Assessoria Parlamentar
A secretária de Estado da Saúde (SES), Mércia Simone Feitosa, esteve, na manhã de hoje, (1), no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe prestando contas aos parlamentares sobre o 1º quadrimestre de 2021. Em pauta também as ações de combate a Covid-19 e medidas de prevenção à doença.
A deputada estadual Goretti Reis (PSD) acompanhou a explanação e fez alguns questionamentos, entre eles, sobre a possibilidade de o estado investir na continuidade da obra do Hospital do Amor, de Barretos (São Paulo), que está sendo construído na cidade de Lagarto com boa parte concluída.
“Meu questionamento é por que o Governo do Estado não investir nesta estrutura já iniciada e buscar o suporte que o estado precisa na área de oncologia para atender ao estado, em vez de disponibilizar e gastar recursos onde tanto já se investiu só com a terraplanagem de uma obra lenta. Por isso questiono se realmente tem necessidade de outra obra, além dessa de Lagarto”, explicou a parlamentar.
A secretária Mércia se comprometeu em atender à solicitação da parlamentar para viabilizar uma análise técnica sobre o quantitativo e estimativa de crescimento anual do hospital e sua capacidade de atendimento, em vez de gastar mais recursos, já que existe uma empresa privada investindo em Sergipe. Goretti defende dar o suporte necessário para o atendimento da demanda do estado, através de convênios com tabela SUS e atender a todos, inclusive de outros estados. A área disponibilizada pelo município é ampla e por ser um setor privado, existe agilidade na execução dos serviços.
CENTRO DE REABILITAÇÃO PÓS COVID E INCENTIVOS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE
CENTRO DE REABILITAÇÃO PÓS COVID E INCENTIVOS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Goretti Reis é autora de indicação que solicita a implantação do Centro de Reabilitação Pós-Covid para promover a reabilitação de pacientes após a alta hospitalar. Hoje, durante a sessão, a parlamentar destacou a importância do Estado implantar esse Centro de Especialidade o mais rápido possível. “A doença traz sequelas durante e pós doença. O Centro pode operar em parceria com universidades.
É preciso um olhar diferenciado para esses pacientes”, disse Goretti que na ocasião solicitou da SES um Projeto de Lei (PL) para que todos os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente, sejam contemplados com incentivos financeiros.
Foto: Jadilson Simões