Foi lida no expediente desta quinta-feira, 3 na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Indicação de nº 115/2018 de autoria da deputada Goretti Reis (PSD). A finalidade, solicitar ao governador Belivaldo Chagas, apoio para divulgar serviços do Centro de Valorização da Vida – CVV, através dos documentos emitidos de arrecadação, contra cheques, site dos órgãos do governo e às concessionários de luz, água, telefone, visando reduzir índices de suicídio no Estado de Sergipe.

Na justificativa, a deputada ressalta que o suicídio está entre as principais causas de óbito em Sergipe, levando o Estado a ter uma taxa de morte ainda maior do que a média da região Nordeste.

“Essa situação tem gerado grande número de internações hospitalares por autoagressão, envenenamento, afogamento, entre outras causas. A problemática do suicídio tem ceifado a vida de muitos sergipanos e trazido diversas consequências físicas, emocionais e sociais para a população”, ressalta lembrando que o suicídio é uma morte evitável e por isso a necessidade de orientar os cidadãos para que sejam percebidos rapidamente os pensamentos suicidas ou sinais de depressão.

“A intenção é que todos possam recorrer ao auxílio profissional e que possam também oferecer acolhimento às possíveis vítimas”, complementa a deputada Goretti Reis destacando que  segundo a Organização Mundial da Saúde, para cada pessoa que comete suicídio, outras seis pessoas da família desenvolvem doenças emocionais ou psicossomáticas.

Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese