Goretti fala sobre a Frente Parlamentar e violência doméstica na Câmara de vereadores de Boquim

A convite dos vereadores da Câmara Municipal de Boquim, através de requerimento de autoria da vereadora Honorina Oliva da Fonseca Fernandes, aprovado por unanimidade, na manhã de hoje, 12, a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada estadual, Goretti Reis falou para os boquinenses sobre a política pública de enfrentamento à violência doméstica. O evento fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março e na ocasião foi homenageada, pelos relevantes serviços prestados, a funcionária Francinai Franca Dantas da Costa.

Deputada foi convidada pela vereadora Honorina Oliva

O vice-prefeito, José Francisco de Almeida (Chicão) enalteceu a palestra da deputada Goretti Reis sobre a importância da Lei Maria da Penha e as políticas públicas desenvolvidas para trabalhar o enfretamento da violência contra mulher. “Precisamos de mais eventos dessa magnitude. O que representa essa lei precisa ser mais divulgado para fazer com que mais pessoas conheçam os caminhos de apoio para enfrentarem esse grave problema”, ressaltou Chicão que agradeceu e parabenizou a deputada.

Goretti Reis falou sobre o fluxo de atendimento à mulher vítima de violência e apresentou dados estatísticos que mostram que em 2016, a Delegacia de Atendimento à Mulher realizou 220 prisões relacionadas à violência doméstica e foram estabelecidas 695 medidas protetivas, que são medidas de urgência não só para assegurar o direito da vítima, mas a sua proteção e de sua família. Dos 2.668 boletins de ocorrência registrados, foram instaurados 998 inquéritos policiais encaminhados para a Justiça. “São dados alarmantes e estamos trabalhando para que consigamos instalar em Sergipe a Patrulha Maria da Penha entre outras ações que possam amenizar esse quadro de tanta tragédia, que temos acompanhado nos últimos dias em nosso Sergipe e no Brasil.  Ouvir esse depoimento em que nossa amiga saiu de casa por apanhar do marido e por isso perdeu a guarda das filhas, muito me emocionou. Isso faz com que cada vez mais me empenhe nessa luta”.

Participação durante a palestra

A parlamentar apresentou e falou sobre o importante papel da Frente Parlamentar em Sergipe nesse primeiro ano de ações. “Precisamos criar essa Frente também aqui nessa Casa para viabilizar o fortalecimento dos serviços ofertados no município de Boquim, através da Secretaria de Assistência Social. Essas atividades desenvolvidas aqui em prol da comunidade são de suma importância. Viabilizar registro de pessoas sem registro civil, atender a casais com problemas de relacionamento, tudo isso é necessário e com a Frente só temos a ganhar. Essa luta não pode ser partidária, precisamos fortalecer a rede de atenção à mulher dentro de uma política pública séria, firme e com propostas que engrandeçam a mulher de nosso estado. Agradeço a vocês pelo convite e me coloco a disposição”, disse Goretti que juntamente com os participantes recebeu a benção do pastor Wagner José dos Santos que também agradeceu a presença da deputada Goretti.

Por Assessoria Parlamentar

Fotos: Ascom