Por Aldaci de Souza
A deputada Goretti Reis (PSD) fez um pronunciamento na sessão mista desta quarta-feira, 30, na Assembleia Legislativa de Sergipe, para destacar o centenário da Lira Filarmônica de Lagarto, comemorado na última terça-feira, 29.
“Como lagartense, eu ficou muito feliz de ver essa história. O maestro Cássio Roniere é quem acompanha a Lira Filarmônica de Lagarto, composta por 35 músicas e é muito importante manter a tradição dentro do nosso município com a história dessa orquestra. Quero parabenizar a todos por todo o trabalho desenvolvido durante os 100 anos e dizer ao deputado Luciano Bispo, que a exemplo de Itabaiana, Lagarto também possui uma importante Banda Filarmônica”, observa.
Goretti Reis pediu apoio a todos os que fazem o setor da Cultura em Sergipe para que ajudem a Lira Filarmônica. “A gente pede apoio tanto ao município quanto ao estado, devido às necessidades enfrentadas, deixando o registro para que também os nossos parlamentares possam ajudar a manter essa tradição por muitos anos”, complementa lembrando que deu entrada em uma Moção de Aplausos para Banda Filarmônica Lira Popular de Lagarto, pelos 100 anos de existência, formando músicos, abrilhantando eventos, e cumprindo papel sócio cultural para a comunidade lagartense.
A Filarmônica Lira Popular de Lagarto foi criada em 29 de junho de 1921, data que se comemora o Santo junino, São Pedro. O fundador, coronel e político Acrisio D’Ávila Garcez. O primeiro maestro foi João Ferreira do Espeito Santo, tabelião da cidade e avô do jornalista e imortal da Academia Lagartense de Letras, o ilustre Euler Ferreira.
Enfermagem
Sobre o movimento dos profissionais da Enfermagem no sentido de colocar em pauta o projeto no Congresso Nacional, quanto a aprovação do Piso Salarial e da jornada de 30h de trabalho para a categoria. “Fica o meu apelo para que a luta não fique só nas redes sociais, mas que nossos parlamentares busquem e façam com que esse projeto seja posto em prática e aprovado o mais rápido possível”, enfatiza.
Foto: Jadilson Simões