Goretti defende laboratório de insumos em Sergipe para vacina da Covid-19

Por Aldaci de Souza *

A deputada Goretti Reis (PSD), está acompanhando a vacinação contra a Covid-19 no estado de Sergipe. Ela foi indicada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo para integrar a Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (CONAV), criada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). A parlamentar entende que Sergipe tem condições de colocar em funcionamento, um laboratório para a fabricação de insumos do imunizante, a exemplo do que vem acontecendo em outros estados.

Goretti Reis está atenta à distribuição e aplicação das vacinas

Goretti Reis se reuniu recentemente com as secretárias de Saúde do Estado, Mércia Feitosa e com a coordenadora estadual de Imunização, enfermeira Ana Beatriz com a finalidade de acompanhar a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 no estado de Sergipe. Na oportunidade, ela solicitou os contatos de todos os gestores municipais para averiguar a logística da campanha de imunização nos 75 municípios sergipanos.

“Quero entender por que muitos municípios ainda não concluíram a aplicação da primeira dose da vacina. O Brasil está em 34º lugar no número de imunizados no país, nós temos experiência excelente na cobertura vacinal, mas estamos aquém em relação a efetivação das campanhas”, ressalta acrescentado ser preciso que o Ministério da Saúde agilize a aquisição de insumos para a fabricação das vacinas.

Retaguarda

Goretti Reis lembrou que outros estados estão se manifestando no sentido de trabalharem como retaguarda na fabricação dos insumos da vacina.

“Alguns estados serão alocados para servirem de laboratórios para essa produção. Sergipe pode ser um desses. Como parlamentares, precisamos angariar força política para que nosso estado disponibilize o espaço físico. Tenho certeza de que o Governo do Estado dispõe dessa estrutura e é de suma importância que tenhamos essa fábrica nesse momento tão difícil em que é necessário gerar empregos”, acredita.

Sanções

Goretti Reis lembrou que já existe um projeto tramitando na Câmara dos Deputados, prevendo pena de 2 a 4 anos de detenção e multa para desrespeitar a ordem de vacinação definida pelo poder público durante a pandemia da Covid-19.

“Erros aconteceram; já tem denúncias de pessoas que não são do grupo prioritário, furando a fila de vacinação e esse projeto que estabelece pena é muito importante porque infelizmente nós brasileiros temos que sentir na pele, sentir no bolso para tentar cumprir o que é uma norma, o que é uma regra a exemplo do respeito ao protocolo dos grupos prioritários e o bom senso”, entende.

Aglomerações

A deputada também questionou à Secretaria de Saúde, sobre a necessidade de descentralização da imunização, para que não haja aglomerações como foram registradas no último sábado, 6, em uma unidade de saúde do conjunto Augusto Franco.

“Nós temos diversas unidades para descentralizar a imunização e a secretária explicou que o protocolo das fichas demora para colocar dentro do sistema e esse andamento ocasiona lentidão, mas eu acho que os gestores públicos devem motivar e desenvolver toda uma logística dentro dos municípios priorizando os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, os idosos em asilos e agora estendendo para os idosos a partir de 90 anos para que não haja transtornos para essas pessoas”, enfatiza.

Distribuição

Dados da Secretaria de Estado da Saúde são de que até o momento, foram distribuídas 52 mil 284 mil doses da primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Destas, os municípios aplicaram 29 mil 517. Referente à segunda dose, foram distribuídas 23 mil 824, sendo aplicadas 273.

Na última terça-feira, 9, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição de novas doses da vacina Coronavac para todos os 75 municípios sergipanos. Foram enviadas para as regionais de saúde do Estado, 9 mil 106 doses da vacina contra a Covid-19 com o objetivo de iniciar a primeira dose da vacinação em idosos com 90 anos ou mais, público prioritário nesta segunda fase de imunização, ao lado da população indígena e dos trabalhadores da saúde, que já começam, hoje, a tomar a segunda dose do imunobiológico.

Aplicação

De acordo com a secretária Mércia Feitosa, cabe à Secretaria de Estado da Saúde o armazenamento e a distribuição das doses de vacina; a elaboração de estratégicas para otimizar o processo de vacinação; a construção de notas técnicas feitas em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SE) para a definição de critérios, além da capacitação de vacinadores e apoio técnico-logístico aos municípios, quando há necessidade.

“A vacinação é uma tarefa dos municípios e a eles cabe acelerar o processo para que tão logo cheguem mais vacinas e possamos avançar para outras faixas etárias de idosos. Se nós recebêssemos vacina em grande quantidade, certamente já teríamos um cronograma detalhado por faixa etária, mas a gente vem recebendo do Ministério da Saúde as doses fracionadas, correspondente à faixa a ser vacinada”, enfatiza.

*Com informações da SES

Fotos: Joel Luiz