Goretti defende em reunião da UNALE o aumento da produção de vacinas

Por Aldaci de Souza

A deputada Goretti Reis (PSD), integrante da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), criada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais participou na última quinta-feira, 25, de uma reunião virtual com a Diretoria Executiva da UNALE.

Entre os assuntos debatidos, a fiscalização da distribuição e aplicação da vacina contra a Covid-19 nos estados e uma agenda de visitas à Câmara e ao Senado Federal para discutir a criação de um fundo eleitoral e partidário para deputados estaduais.

Na reunião presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD-BA), a deputada Goretti Reis destacou a importância da criação da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação.

“Tem sido um trabalho bem expressivo da Comissão, mas temos que forçar o aumento da produção de vacina para disponibilizar a vacinação de forma mais célere e uniforme, diminuindo os riscos de contágio, morte e problemas com os ‘fura- filas’, pois precisamos da prevenção e não tratar sequelas”, observa.

Sobre o trabalho da Conav, a deputada Ivana Bastos ressaltou que o trabalho dentro da Comissão tem sido muito bom. “Estamos fazendo reuniões, com o envio diário de informações e auxílio de parlamentares de todos os estados”, ressalta.

O deputado Vilmar Zanchin (MDB-RS), sugeriu que a UNALE emita uma orientação para criação de comissões estaduais nas Casas Legislativas, a exemplo do que vem sendo realizado em seu estado.

Visitas ao Congresso

Quanto à visita à Câmara dos Deputados e ao Senado para tratar da criação do fundo eleitoral e partidário para deputados estaduais e alteração do sistema eleitoral para o chamado Distritão (prevendo a eleição majoritária – dos mais votados), o deputado Alencar da Silveira (PDT-MG), afirmou: “Temos que iniciar o quanto antes essas tratativas, pois é muito difícil para o deputado estadual fazer campanha sem receber esses auxílios e a Unale pode encabeçar essa ideia”.

Foto: Divulgação UNALE