Gilmar levará ao TCE projeto sobre implantação do Programa de Saúde Transparente

O deputado Gilmar Carvalho (SD), anunciou na manhã desta quinta-feira (2), que levará ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), proposta que será apresentada na Assembleia Legislativa de Sergipe, quanto a implantação do Programa de Saúde Transparente em todos os municípios sergipanos.

“O Tribunal de Contas é órgão auxiliar e antes de apresentarmos aos meios de comunicação, iremos apresentar em linhas gerais, o projeto que propõe em Sergipe, no Estado e nos municípios, o Programa de Saúde Transparente, que visa a apresentação obrigatoriamente todos os dias, a atualização dos dados da saúde. É uma primeira iniciativa nossa de uma série que encaminharemos posteriormente ao TCE para tentar ajudar a acabar com a fila que parece interminável de consultas e exames tanto aqui em Aracaju, quanto em todo o Estado de Sergipe”, esclarece.

Gilmar Carvalho ressaltou não haver dificuldades em encontrar pessoas em todo o Estado, que não conseguem marcar consultas e exames. “São pessoas do povo, pacientes do SUS, que lamentavelmente quando buscam atendimento, a consulta é marcada para 50 de fevereiro e para os exames, parece que definem uma data padrão de 50 de fevereiro. Isso porque é tão longe, mas tão longe que parece que efetivamente a data não existe”, lamenta.

O parlamentar destacou a importância de expor diariamente calendário de profissionais contratados. “Isso até mesmo a manutenção dos equipamentos. Talvez assim Sergipe não tenha mais que aguardar pela radioterapia. Saúde pública continua não sendo prioridade porque um estado que tem apenas duas máquinas de radioterapia, não tem legitimidade para falar em saúde. Temos a Prefeitura de Aracaju, que recebe quantias milionárias do Ministério da Saúde, mas deixa faltar remédios nos postos de saúde e o prefeito Edvaldo Nogueira não apresentou até hoje um só sinal de que pretende acabar ou diminuir com as filas intermináveis de consultas e exames”, acrescenta.

Aparte

Em aparte, o deputado Antônio dos Santos (PSC), lembrou a superlotação e a demora para a realização de exames no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

“Me aparece que para que os municípios apresentem essa transparência, é de competência das Câmaras de Vereadores, daí a abrangência do Tribunal de Contas. Quero parabenizar seu pronunciamento lembrando a crise na saúde que vem se alastrando ao longo dos anos. Semana passada estive no Hospital de Urgência e presenciei os corredores entupidos de pessoas em cima de macas aguardando a realização de exames. Vejo sua iniciativa como brilhante e acredito que essa Casa não vai se furtar à a provação do projeto, esperando que haja uma melhora sensível da saúde da nossa população”, afirma.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões