Aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, 6, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro (R/2), comemorado em 4 de novembro. A propositura é de autoria do deputado Georgeo Passos (PSC). Na oportunidade, receberam o Diploma de Honra ao Mérito, o representante do Núcleo de Preparação de Oficiais (NPOr) e comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Coronel Marco Aurélio Küster de Paula; e o presidente da Associação de Oficiais da Reserva em Sergipe – (Aore) – 2 TEN R2- Antônio Jailson dos Santos Fonseca.
De acordo com o parlamentar, é uma homenagem mais do que justa. “Afinal de contas esses homens e mulheres, grande parte de suas vidas estavam defendendo o Exército Brasileiro. Diante disso, estamos com um projeto de lei instituindo o dia 4 de novembro como o Dia dos Oficiais da Reserva no Estado de Sergipe”, ressalta Georgeo Passos.
No discurso, Georgeo Passos destacou que ai término da 1ª Guerra Mundial, em 1918, uma das doutrinas emanadas pelos analistas militares, foi a necessidade de Reservas Mobilizáveis a curto prazo, e compostas por elementos com formação militar e capacidade de liderança.
“Surgiu então, o atual modelo Oficial da Reserva, com a criação, nos Estados Unidos, em 1919. No Brasil, graças aos esforços do então Capitão Correia Lima (idealizador dos órgãos de Formação de Oficiais da Reserva no país), foi instituído em 22 de abril de 1927, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, Organização Militar pioneira do nosso Sistema de Formação de Oficiais da Reserva, tendo o capitão comoprimeiro comandante. O curso inicialmente tinha a duração de três anos, o que perdurou até 1942, quando foi adaptado para dois anos. A partir de 1966, o modelo evoluiu para um ano de formação”, explica.
Técnicas de ensino
Georgeo Passos lembrou que nos dias atuais, os Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR’s) e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR’s), seguindo modernas técnicas de ensino e com um corpo de instrutores de elevado nível, preparam o jovem universitário, que em poucos meses incorpora características desejáveis ao desempenho das funções de Oficial do Exército Brasileiro.
“Ao promover a educação moral, cívica, ética, física e intelectual do corpo discente, formando tenentes temporários com embasamento profissional para comandar frações nos corpos-de-tropa, recompletando os claros, capacitando e fortalecendo a reserva mobilizável do Exército, o modelo atual da formação do Oficial R2 vem contribuindo na formação de parcela importante da elite intelectual do país. Os jovens retornam à vida civil marcados em suas mentes e corações pelo compromisso de amor e dedicação ao Brasil, típico do soldado, e prontos para a qualquer momento serem chamados a defender seu país” enfatiza.
Georgeo Passos ressaltou ainda que no último dia 31 de outubro, foi lido no plenário da Alese, o Projeto de Lei 186/2017, de sua autoria, que institui o dia 4 de novembro como o Dia do Oficial da Reserva (R/2) do Exército Brasileiro, no Estado de Sergipe.
Homenageados
O presidente da Associação de Oficiais da Reserva em Sergipe – (Aore) – 2 TEN R2- Antônio Jailson dos Santos Fonseca, disse se sentir lisongeado com a homenagem. “É uma reforma de reconhecimento com uma classe que a gente chama de oficial de reserva, um tipo de carreira no Exército para suprir quadros que a academia não consegue. Ele fica na tropa por até oito anos. O Dia do Oficial R2 é 4 de novembro, instituído pelo Comando do Exército em 2003. Aqui em Sergipe são 30 alunos formados todo ano pelo Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva, que incorpora de dois a quatro e volta a depender da necessidade do batalhão”, explica acrescentando que os oficiais possuem formação como professores, médico, dentistas, entre outras.
O comandante do 28 Batalhão de Caçadores completou: “hoje é uma data histórica para o Exército, de gratidão ao reconhecimento da Assembleia Legislativa. Nós temos hoje em setores importantes da sociedade sergipana, ex-integrantes do 28 BC, oficiais R/2 que pelo menos por um período de tempo na sua formação estiveram conosco, convivendo no dia a dia da caserna. Então para nós é motivo de muita alegria, principalmente no ano em que o 28 BC completa 100 anos na cidade de Aracaju”.
Mesa
A mesa foi composta pelos deputados Garibalde Mendonça (PMDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o autor da propositura, deutado Georgeo Passos, o major Alexandro Freitas, representando o governador Jackson Barreto (PMDB), o comandante do 28 Batalhão de Caçadores, coronel Marco Aurélio Kuster de Paula, o presidente da Associação de Oficiais da Reserva em Sergipe – (Aore) – 2 TEN R2- Antônio Jailson dos Santos Fonseca e o professor-mestre Elder Ribeiro Gama, diretor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju.
No plenário e nas galerias, oficiais da reserva. A deputada Ana Lúcia Vieira (PT), também participou da Sessão Especial no plenário da Alese.
Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: César de Oliveira