Georgeo Passos: “precisamos lutar para que um dia o 8 de março seja realmente algo a ser comemorado”

Na manhã desta quarta-feira, 8 de março, o grande expediente da sessão plenária na Assembleia Legislativa foi dedicado a uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), fez um discurso durante a solenidade, onde apresentou dados sobre a situação da mulher no mercado de trabalho, na política e também sobre a violência. “Há muito o que melhorar para que esse dia seja realmente de comemoração. Hoje, na verdade, é um dia para se refletir”, comentou o parlamentar.

“Infelizmente, mesmo diante de todos os avanços ao longo do tempo, ainda estamos muito distantes de uma igualdade de gênero entre homens e mulheres. Capacitadas elas são e desempenham o seu papel com maestria. Mas, muita coisa ainda precisa evoluir”, analisou.

Entre os dados apresentados por Georgeo estão o fato de as mulheres terem uma taxa maior de desemprego e uma média salarial menor do que os homens. “O rendimento de salário das mulheres, na média, é de R$ 1.097,93 enquanto a média dos homens é de R$ 1.518,31”, por exemplo”, revelou.

O deputado também destacou que, apesar da luta histórica pelo direito ao voto, a participação feminina na política ainda é muito pequena. “O Brasil é um dos piores países em relação a participação da mulher na ocupação dos Poderes pelo voto. Temos menos mulheres no Legislativo do que o Oriente Médio”, afirmou.

“Temos que conscientizar para que a gente haja regras que possibilite o equilíbrio de forças. Precisamos mudar esse cenário. Quantas mulheres poderiam contribuir com o nosso País? Mas, por sermos ainda um País machista, as oportunidades não aparecem”, completou.

O deputado lembrou ainda o grande índice de violência sexual, física e psíquica contra a mulher no Brasil. A cada 11 minutos uma mulher sofre agressão sexual, por exemplo. “Isso tem que acabar”, afirmou. Por tudo isso, Georgeo disse que o Dia Internacional da Mulher é ainda uma data de reflexão e não de comemoração.

“Cabe a nós fazer o nosso trabalho para que, um dia, a gente possa sim no dia 8 de março dar os parabéns a todas as mulheres. O nosso objetivo é homenagear as mulheres, mas também fazer uma reflexão de como foi e está sendo difícil para as mulheres galgarem o seu espaço na sociedade”, finalizou.

Por Assessoria Parlamentar

Foto: Ascom deputada Maria Mendonça