18/5/2022
Por Shis Vitória/Alese
O deputado estadual Georgeo Passos (CIDADANIA) utilizou o pequeno expediente na sessão plenária desta quarta-feira, 18 de maio, para homenagear o Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho.
“Gostaria de destacar no dia de hoje, o Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, pois no próximo no dia 22 de maio irá completar seus 75 anos e deixará de compor o Tribunal de Justiça de Sergipe. O mesmo teve a oportunidade de ser presidente do TJ por duas vezes, é professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe, onde lecionou a disciplina de Direito Civil por mais de 25 anos, ex-professor da mesma disciplina na Universidade Tiradentes, da Escola Superior da Magistratura do Estado de Sergipe e ex-diretor da Escola do Judiciário de Sergipe no período de 2010 a 2014. O Desembargador Osório estudou no primário no Educandário Nossa Senhora Menina, fez o Ginásio no Colégio Ginasial de Sergipe e no Laldelino Freire, em Lagarto. Fez o curso clássico no Colégio Estadual Atheneu Sergipense e formou-se em 1971 pela Faculdade de Direito de Sergipe, colando grau em 8 de dezembro daquele ano. Exerceu a advocacia de 1971 a 1978 atuando nas áreas cível e criminal. O Desembargador Osório também foi jornalista profissional iniciando suas atividades no Diário de Aracaju em 1968 como redator, tornando-se depois sub-secretário da redação no mesmo jornal. Foi bancário por concurso público, secretário da presidência do Banco do Estado de Sergipe, chefe de gabinete do secretário de Estado da Fazenda e secretário de Estado da Fazenda, em exercício, no Governo José Rollemberg Leite. Sendo ainda, aprovado em concurso público de provas e títulos e nomeado juiz de Direito da Comarca de Aquidabã, assumindo suas funções em 1978. Exerceu a jurisdição como titular nas Comarcas de Maruim e Itabaiana. Instalou ainda as Varas Cíveis e Criminal, em Aracaju, e também foi diretor da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE)”, argumentou.
Antes de encerrar, o parlamentar reforçou sobre o vasto currículo do homenageado. “O Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho é uma referência no cenário jurídico e acadêmico, além de possuir um rico currículo contribuindo muito para o Estado de Sergipe. Tive a oportunidade de trabalhar na sua assessoria enquanto estive no Tribunal e trata-se de um Desembargador que faz um belíssimo trabalho e aprendi muita coisa com ele. A sensação é de dever cumprido. É um amigo e desejo que nesta nova fase possa descansar e viver bem sua aposentadoria”, concluiu Geogeo Passos.
Foto: Jadilson Simões