20/4/2022
Por Aldaci de Souza/Alese
O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA) usou a tribuna na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta quarta-feira, 20, para ler uma carta que recebeu do Sindicato dos Servidores Efetivos do Ministério Público Estadual, sobre a possibilidade de reajuste salarial para a categoria.
“Na próxima semana, deveremos apreciar o Projeto de Lei do Poder Judiciário, que trata do reajuste; da recomposição inflacionária dos servidores efetivos do Poder Judiciário no percentual de 6% e lá no Ministério Público Estadual, os servidores estão lutando por algo que contemple a categoria. Na carta, eles afirmam que no momento em que o projeto que versa sobre reajuste para os servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, chega à Assembleia Legislativa, os trabalhadores efetivos do Ministério Público, clamam aos parlamentares sergipanos e aos gestores estaduais que se voltem também para essa importante categoria do serviço público”, afirma Georgeo ao ler trechos da solicitação.
O parlamentar continuou a leitura observando que “em plena campanha salarial 2022, os trabalhadores efetivos do Ministério Público sofrem com perdas inflacionárias acumuladas em 13.59% e apesar de diferentes índices, reflete também em relação aos auxílios. Há um entendimento fundamentado em estudos jurídicos e econômicos de que o MPE/SE possui condições de conceder o direito constitucional à revisão inflacionária, o que não aconteceu nos últimos anos. Hoje a categoria amarga o pior rendimento dos trabalhadores dos Ministérios Públicos estaduais no Brasil inteiro. Em Sergipe são 450 servidores e servidoras que prestam importantes serviços à sociedade”, finaliza a leitura.
Foto: Jadilson Simões