logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Georgeo: “Festa das Caretas é um dos grandes patrimônios de Sergipe”

 

Lei de autoria do deputado Georgeo Passos declarou a Festa das Caretas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. Folguedo acontece no próximo dia 31, em Ribeirópolis

Entre os dias 30 e 31 deste mês, acontecerá em Ribeirópolis, a tradicional Festa de Reis. A celebração, que acontece sempre uma semana antes do carnaval, tem em sua programação um folguedo diferente: a Festa das Caretas.

Nesta brincadeira, homens, mulheres, idosos e crianças, saem pelas ruas da cidade, logo ao raiar do dia, usando máscaras – as caretas. Uma banda de pífano costuma acompanhar o cortejo, fazendo a alegria dos foliões. Muitos levam tintas para pintar os participantes, deixando a festa ainda mais colorida.

Mas nesta edição, a Festa das Caretas terá um diferencial. É que desde o ano passado que o festejo se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, após a sanção da Lei número 8.067/2015, de iniciativa do deputado estadual Georgeo Passos, PTC.

A ideia foi de reconhecer a importância da festa, criada no início do século passado pelo fazendeiro e comerciante José Robostiano de Menezes. “É um folguedo que há muito está enraizado nas tradições, não somente de Ribeirópolis, mas do Estado como um todo. Certamente, a Festa dos Caretas é um dos grandes patrimônios de Sergipe. São mais de 50 anos de tradição”, comentou o parlamentar.

Fonte: Ascom Parlamentar – Dep. Georgeo Passos (Daniel Soares)

Foto: César de OLiveira

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo