Por Aldaci de Souza
O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro foi destacado na sessão desta quarta-feira, 12 da Assembleia Legislativa de Sergipe pelo deputado Georgeo Passos (Cidadania). Ele se posicionou favorável a uma manifestação da categoria realizada na Praça Fausto Cardoso, em que a categoria pede apoio dos parlamentares quanto ao Projeto de Lei nº 2564, de autoria do senador Fabiano Cantarato (Rede-ES), que trata do Piso Salarial e da carga horária dos trabalhadores.
“Eu apoio essa causa dos manifestantes, inclusive já conversei com o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que também se manifestou favoravelmente, pois é uma reivindicação justa e eu tenho certeza que todos os deputados estaduais de Sergipe concordam com essa matéria”, observa acrescentando que na pandemia da Covid-19, o trabalho das equipes de Enfermagem tem sido fundamental na recuperação de pacientes internados.
Flexibilização
Georgeo Passos também falou sobre a possibilidade de flexibilização de setores que estão sendo prejudicados com as decisões dos decretos aprovados nas reuniões do Comitê Técnico-Científico.
“Estamos vendo a diminuição da ocupação nos leitos da UTI com a chegada das vacinas. Vários setores estão fechados e com dificuldades financeiras, a exemplo da parte de entretenimento; muitos passando fome à espera de um auxílio emergencial que até agora não foi liberado. Temos os bares e restaurantes que poderiam estar funcionando atendendo às regras exigidas e fazemos um apelo aos integrantes do Comitê Científico para que avaliem essas questões. Devemos pensar na saúde e na vida em primeiro lugar, mas sem deixar de pensar na nossa economia”, entende.
Foto: Jadilson Simões