Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
Durante Sessão Especial realizada na tarde desta segunda-feira (19), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça(PDT), entregou o Título de Cidadania Sergipana ao General de Divisão do Exército do Brasil, Marcelo Arantes Guedon; o homenageado atua na 6ª Região Militar (comando que fica em Salvador (BA) e engloba o 28º Batalhão de Caçadores, com sede em Aracaju). A propositura é de autoria do presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), que ressaltou no Projeto de Resolução o merecimento da homenagem:
“O General Marcelo Arantes Guedon (nascido no Rio de Janeiro), tem vários serviços prestados no estado de Sergipe, além de de todas as qualificações necessárias para receber a honraria, exercendo papel relevante na vida de inúmeros cidadãos, especialmente dos sergipanos, durante toda sua carreira no Nordeste brasileiro”, destacou.
Para o deputado Garibalde Mendonça, é motivo de alegria entregar a honraria. “É uma homenagem muita justa ao general do Exército, uma pessoa que tem grandes serviços prestados ao estado de Sergipe, a exemplo da duplicação da BR-101; essa harmonia entre os poderes é muito importante para a Assembleia Legislativa e para o Exército Brasileiro”, avaliou.
Segundo o homenageado, a tarde foi de muita alegria por ser reconhecido como cidadão sergipano. “É uma honra muito grande receber esse Título de Cidadania Sergipana; a gente sempre tem essa dificuldade da mobilidade geográfica, mas quando essa mobilidade vem acompanhada do pertencimento, de você se sentir parte daquela porção do nosso país, isso é muito bom. Eu não posso deixar de compartilhar essa alegria com os integrantes do 28º Batalhão de Caçadores, que, na verdade, o trabalho que desenvolvem em Aracaju e em todo estado de Sergipe, foi o que permitiu ao comando da 6ª Região Militar, esta lembrança tão gentil da nossa Assembleia Legislativa”, afirmou.
Sobre a iniciativa do presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade, o General Guedon reverenciou: “agradeço ao nosso presidente da Assembleia, o deputado estadual Jeferson Andrade. Ele teve a gentil iniciativa e a demonstração de apreço pelas nossas Forças Armadas e em particular ao Exército. Meu abraço, o meu agradecimento e o orgulho que terei em ser Cidadão Sergipano, onde quer quer que eu me encontre nesse nosso gigantesco Brasil”, observa.
A Mesa Diretora foi composta na Sessão Especial pelos deputados: Garibalde Mendonça e Cristiano Cavalcante (União Brasil); bem como pelo comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Tenente-coronel Leandro César Pimentel Alves; pelo Capitão de Fragatas da Capitania do Portos de Sergipe, Luciano Maciel Rodrigues; pel0 Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Gilson Félix; assim como pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Joviniano; e pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura e subsecretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe, Igor Albuquerque.
No plenário e nas galerias, familiares, representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de amigos do homenageado.
Biografia
Marcelo Arantes Guedon nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Philippe Guedon e Lucia Arantes Guedon; é casado com Mônica de Almeida Guedon, com quem tem dois filhos: Pedro e Júlia.
Incorporou às fileiras do Exército em 16 de fevereiro de 1982, no NPOR/32º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em Petrópolis no Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Engenharia em 12 de dezembro de 1988, sendo classificado no 4º Batalhão de Engenharia de Combate, em Itajubá, Minas Gerais. Concluiu os seguintes Cursos: Oficial R2 de Infantaria, curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras, curso de Mergulhador Autônomo da Marinha do Brasil, curso de Supervisor de Operações de Desminagem, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Engenharia, curso de Comando e Estado-Maior e Mestrado em Defesa Nacional, da Escola de Defesa Nacional da República Argentina.
Desempenhou as funções de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ambas no Rio de Janeiro / RJ. Como Oficial-Superior foi Oficial de Estado Maior do 1º Grupamento de Engenharia em João Pessoa, na Paraíba, foi comandante 2º Batalhão de Engenharia de Construção em Teresina no Piauí, comandante do Destacamento Guarulhos em São Paulo e comandante do 3º Grupamento de Engenharia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Desempenhou, ainda, as funções de Assessor da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai e Supervisor de Desminagem na Missão de Assistência para Remoção de Minas na América Central. Foi condecorado com a Medalha da Ordem Mérito Militar grau Grande-Oficial, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha Corpo de Tropa Bronze, Medalha da Vitória, Medalha Soldado de Engenharia, Medalha da Junta Interamericana de Defesa, dentre outras.
Como oficial general foi Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Nordeste, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia em João Pessoa na Paraíba e Diretor de Obras Militares em Brasília no Distrito Federal. Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2020.
Participou de diversas funções no Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal. Paraguai, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Também participou de diversas obras na Região Nordeste,entre as quais: a duplicação da BR-101, nos estados da Paraíba, Alagoas e Sergipe; além das obras de integração do Rio São Francisco (transposição), no Eixo Norte (Canal de Aproximação e Barragem do Tucutu) e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Fotos: Jadilson Simões/Alese