General Joarez Alves Pereira Júnior recebe Título de Cidadão Sergipano na Alese

O general de Divisão do Exército, Joarez Alves Pereira Júnior, recebeu no final da tarde desta segunda-feira, 16, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadão Sergipano. O homenageado é natural da cidade de Bragança Paulista, no Estado de São Paulo. A autoria da propositura é do deputado Georgeo Passos (REDE), que fez a saudação ao general, citando Mahatma Gandhi.

Deputado Georgeo Passos, durante saudação ao homenageado

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer, segundo Mahatma Gandhi e o general Joarez Alves Pereira Júnior é um vencedor de suas conquistas, tem registro de nascimento na estância climática de Bragança Paulista. Por reconhecimento desta Casa vem se tornar também sergipano, pelos seus feitos, tendo incorporado no Exército com apenas 15 anos, graduando-se aspirante oficial na Academia das Agulhas Negas sendo primeiro colocado em sua turma. O general detém a posse de várias medalhas pelos serviços prestados ao Exército Brasileiro”, destaca o deputado Georgeo Passos.

General Joarez Alvez destaca vínculo entre sergipanos e o Exército

No discurso, o general Joarez Alves Pereira Júnior afirmou que ser da mesma terra é um dos vínculos fortes que une as pessoas. “As necessidades básicas levaram a raça humana a viver em comunidades. No dia de hoje estou sendo adotado pela comunidade sergipana e isso me fortalece. Quando eu nasci na cidade de Bragança Paulista, as pessoas quase não deixavam a sua terra natal e talvez seja por isso o nosso apêgo à terra aonde nasci, apesar da minha história de vida ter me levado a outros caminhos”, ressalta acrescentando ter se encantado pelo povo acolhedor e simpatia dos sergipanos, quando chegou ao Estado para comandar a 6ª Região Militar.

“O vínculo dos sergipanos com os militares se fortalece, Exército e comunidade se misturam e quando aqui cheguei, visitei vários municípios, com a operação Carro-Pipa, ajudando a matar a sede de muita gente”, completa lembrando que com humildade recebe e agradece o Título de Cidadão Sergipano.

Homenageado

O general de Divisão do Exército, Joarez Alves Pereira Júnior, nasceu na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo. É casado com Márcia Regina da Silva Pereira, com quem tem dois filhos: Ana Carolina  Pereira Rauber e Antonio João da Silva Pereira.
Autor da propositura destacando o curriculo do homenageado

Possui diversos cursos, entre eles, o de Cavalaria na Academia Militar das Agulhas Negas, Básico de Paraquedista, de Aperfeiçoamento de Oficiais, Básico de Inteligência, de Comando e Estado-Maior, de Estudos Estratégicos, de Política e Estratégia de Defesa.

Foi comandante de Pelotão e Esquadrão, Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, Ajudante de Ordens do Ministério do Exército, Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Comandante da Escola de Administração do Exércitio e Colégio Militar de Salvador (BA), vice-chefe do Gabinete do Comandante do Exército, Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército.
Plenário com amigos do homenageado e representantes do Exército

Foi Observador Militar das Nações Unidas na ex-Iuguslávia, Adjunto do Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Recebeu várias condecorações, a exemplo da Thomé de Souza, Medalha do Mérito Policial Militar, Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito Militar Brasil, Medalha Mérito Santos Dumont, Medalha Militar Ouro com Passador de Platina, Medalha do Mérito Santos Dumont, Medalha Marechal Ozório, entre outras.

Atualmente é o comandante da 6ª Região Militar.

Mesa

Galerias repletas de oficiais

Participaram da Mesa Diretora, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) e o vice-presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça (MDB)

Coronel Eduardo Henrique Santos, chefe da Casa Militar, representando o governador Belivaldo Chagas, o desembargador Osório Ramos Santos, representando o Tribunal de Justiça, o coronel Luis Fernando Almeida, secretário municipal de Defesa Social, representando o prefeito de Aracaju, José Fernandes Carneiro Filho, comandante do 28 Batalhão de Caçadores, Capitão dos Portos de Sergipe, Alessandro Black,  Carlos Pina de Assis representando o Tribunal de Contas de Sergipe e a Academia Sergipana de Letras,

Nas galerias, integrantes do Exército e no plenário, familiares e amigos do homenageado, além da deputada Maria Mendonça.

Composição da Mesa

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe,  deputado Luciano Bispo afirmou ao final da solenidade que Sergipe se sente orgulhoso e agradece. “Nós sergipanos ficamos felizes em tê-lo como irmão e como conterrâneo”, enfatiza.

Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: César de Oliveira