Diante de agentes socioeducativos – os quais ocuparam a galeria da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) –, na manhã desta quarta-feira (24), o deputado Garibalde Mendonça (PDT), vice-presidente nesta 20ª Legislatura, anunciou que os parlamentares vão dialogar com o Governo de Sergipe sobre o pedido de inclusão da classe trabalhadora no programa de plano de carreira. Conforme anunciado pelos servidores, o Poder Executivo estadual está incluindo categorias neste sistema administrativo, e, na concepção dos trabalhadores, este é o momento ideal para fortalecer o movimento. Um protocolo oficializando este interesse foi preenchido neste mês de abril junto à Secretaria de Estado da Administração (SEAD).
O pronunciamento de Garibalde – presidente da sessão plenária –, ocorreu após o Grande Expediente. O deputado destacou ainda que o pleito dos socioeducadores é de conhecimento da secretária da Administração, a advogada Lucivanda Nunes. “Quero deixar registrado minha solidariedade aos agentes que atuam diretamente na Fundação Renascer, os quais pedem a inclusão da categoria no programa que estrutura o plano de carreira destes profissionais. Temos conhecimento sobre os trâmites em andamento junto à outras categorias que prestam serviços ao poder público, e, sendo assim, compreendemos que o pedido destes profissionais é válido. Essa equiparação é justa; por este motivo fortaleço meu compromisso em colaborar com a inclusão”, destacou Garibalde Mendonça.
Quanto a possibilidade de envolvimento da Casa Legislativa junto ao movimento dos servidores, o deputado enalteceu que a Alese vai colaborar com as reivindicações – de igual modo apresentadas aos 24 deputados e deputadas. “Temos um compromisso com este pedido e podem ter certeza que iremos procurar o Governo de Sergipe, através da secretária da Administração, Lucivanda [Nunes], para que o poder público estadual possa incluí-los neste programa de plano de carreira. Os agentes e as agentes socioeducativos podem contar com a nossa colaboração”, completou.
Fotos: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese