Garibalde comemora inauguração da Maternidade Lourdes Nogueira

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

A inauguração da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março, foi destacada na Sessão Plenária desta terça-feira, 18, pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Garibalde Mendonça (PDT).

“Trata-se de uma grande obra e o nome é em homenagem à mãe do prefeito Edvaldo Nogueira, em virtude de uma propositura de iniciativa do vereador Bittencourt, sancionada pelo vereador Nitinho quando esteve na gestão de prefeito de Aracaju. D. Lourdes Nogueira foi parteira, tendo feito um grande trabalho social por todo estado de Sergipe e nada mais justo do que colocar seu nome  na nova maternidade”, ressalta.

Garibalde Mendonça destacou que a maternidade inaugurada pelo prefeito Edvaldo Nogueira foi erguida a partir de um investimento de 18 milhões, 79 mil 720 reais e 99 centavos.

“Um grande investimento para a cidade de Aracaju. A sua estrutura é composta por quatro pavimentos; são 50 leitos obstétricos, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, 15 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo convencionais e Canguru, além de oito leito para o pré-parto e pós parto imediato, sendo três deles com banheira, utilizados em partos humanizados”, informa acrescentando que a unidade de saúde possui ainda leitos de estabilização, área de vivência para as mães, Banco de Leite Humano, sala de repouso para profissionais e farmácia, além de atendimento de urgência e emergência, consultas e exames de patologia clínica.

O parlamentar citou ainda que a Maternidade Lourdes Nogueira tem capacidade para a realização de 500 partos por mês.

“Com isso, a unidade amplia os serviços de saúde na capital sergipana e tenho certeza que vai atrair pessoas de todo estado. A nova maternidade também acolherá a população LGBTQIAPN+ e as mulheres vítimas de violência sexual, que é um tema muito debatido aqui no plenário, principalmente pela deputada Linda Brasil.  A principal função da Maternidade Lourdes Nogueira é garantir um atendimento humanizado a centenas de mulheres e crianças que desfrutarão de um espaço desde a atenção primária à realização do pré-natal. Será gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, uma empresa com experiência muito grande na área, gerando vários empregos”, afirma lembrando que o primeiro parto foi realizado às 16h da última segunda-feira, 17, quando nasceu a pequena Rebeca.

Foto: Jadilson Simões