Garibalde busca alternativas para pequenos produtores

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Na sessão desta quarta-feira, 19, da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Garibalde Mendonça (MDB) relembrou uma visita que fez mês passado aos viveiristas e pomaristas da região centro-sul,  Uma reunião foi realizada no último domingo, 17 com a finalidade de discutir alternativas que deverão ser levadas ao governo estadual.

“Nós fomos in loco visitar a situação de cada viveirista e pomarista dessa região e a preocupação é muito grande, ou seja, a situação dos pequenos produtores é realmente é de doer, é caótica e muitos estão vendendo suas terras, deixando de produzir”, lamenta.

Garibalde Mendonça explicou que a produção fica nas mãos de dois ou três grandes produtores. “E os pequenos deixam de produzir. Preocupados, eles solicitaram apoio da Assembleia, na busca de alternativas visando minimizar a situação. Fizemos uma reunião no último domingo, com a participação dos pequenos produtores, do prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, do secretário de Agricultura de Salgado, José Raimundo Fonseca e várias pessoas que têm interesse na sobrevivência dos viveiristas e pomaristas da região”, informa.

O parlamentar acrescentou que o prefeito de Indiaroba colocou à disposição, um engenheiro agrônomo visando fazer um diagnóstico de toda a área.

“Não adianta levar para o governo só problemas, nós temos que ter também a solução, criando alternativas para uma melhor sobrevivência daquele pessoal. Tem uma pesquisa mostrando que quase 100% daquelas pessoas que estão lá, têm mais de 60 anos. Prova que não estão passando para seus filhos, pois não vale mais à pena. Vamos fazer esse diagnostico completo, marcamos uma nova reunião para o próximo mês com essas alternativas para levar para o governo do Estado, soluções para que aquele pessoal tenha sobrevivência”, finaliza.

Foto: Jadilson Simões