logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Frente Parlamentar se reúne com TJ-SE para discutir ações em defesa da mulher

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres, deputada estadual, Goretti Reis, solicitou da Coordenadoria da Mulher e da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Srgipe, TJ-SE, juiza Iracy Mangueira mais um encontro para que pudessem discutir ações em defesa das mulheres. O encontro aconteceu na manhã de hoje, 5, no gabinete da magistrada, Iracy Mangueira e contou com as participações dos: deputados estaduais, Maria Mendonça, Georgeo Passos, psicóloga do TJ, Sabrina Duarte, técnica judiciária, Vânia Barbosa, assistente social, Shirley Amanda Leite, juiza da comarca de Carmópolis, Cláudia do Espirito Santo e representando a deputada Ana Lucia, Maria José Batista.

Goretti: “Na verdade discutimos uma série de pautas que são de interesse da mulher"

Goretti: “Essa parceria com o TJ  e outras instituições é necessária”

De acordo com Iracy Mangueira o encontro teve o objetivo de criar uma cultura de discussão dos assuntos concernentes a mulher, e isso em rede. “Na verdade discutimos uma série de pautas que são de interesse da mulher, mas numa perspectiva de ampliar para que também participem outros órgãos, como Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Defensoria Pública e outros porque a ideia é fazermos um enfrentamento da violência de Gênero, a partir de uma perspectiva de rede. De congraçamento de esforços de todos os setores da sociedade, para que de fato aquela política pública estabelecida na Lei Maria da Penha, possa se materializar e se tornar realidade. Atualmente temos no judiciário, a Meta 8, que é a meta do CNJ e diz exatamente sobre a necessidade do judiciário funcionar como uma espécie de catalizador para que possamos fortalecer essa rede, só através dela poderemos fazer o enfrentamento”, diz.

Sobre a existência da Frente Parlamentar Iracy destaca a iniciativa como de grande valia, já que é o legislativo quem faz as leis. “Esse contato com o legislativo é fundamental ao avanço da política. Tendo esse contato direto, não estamos apenas aplicando a lei e sim colaborando com legislações que venham trazer para essa mulher, efetivamente, uma mudança de vida.

Uma forma de dar cada vez mais credibilidade a Frente. “Essa parceria com o TJ e outros órgãos e instituições não governamentais é necessária para fomentar cada vez mais a construção dos fluxos de atendimentos. A tendência é fazer com que essas parcerias se consolidem e reorganizem as politicas públicas, especialmente, as de atendimento a violência a mulher dentro do contexto da Lei Maria da Penha, sem esquecer do autor da agressão. Não adiantam só medidas de penalidade sem possibilidade de reestruturar e recuperar esse agressor dentro do convívio social, porque mesmo que se separe, vai conviver com outra mulher, e provavelmente, infelizmente, repetir a ação de violência. É preciso fazer com que o poder público se alinhe com esses encaminhamentos relativos ao agressor e a mulher. É preciso consolidar essas ações,” ressaltou a parlamentar agradecendo a participação de todos.

Por Assessoria Parlamentar

Fotos: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo