A Campanha Nacional Fevereiro Laranja tem por finalidade conscientizar a população sobre a leucemia e estimular a doação de medula óssea.
Considerado o tipo de câncer mais frequente no Brasil, a doença afeta as células do sangue produzidas pela medula óssea e tem maior incidência em crianças com idade entre um e quatro anos.
Os principais sintomas são dores nos ossos e nas articulações, aumento do fígado ou do baço, anemia, sangramento e manchas roxas na pele.
Proposituras
Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Lei n⁰ 8401/2018, de autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania), institui o “Dia Estadual do Combate ao Câncer Infanto Juvenil a ser celebrado anualmente em 23 de novembro.
Com o objetivo de incentivar a doação de medula óssea, foram aprovadas duas Indicações de autoria das ex-deputadas Maria Mendonça e Diná Almeida.
A Indicação n⁰ 175/2019, de Maria Mendonça, solicita que seja proporcionado aos doadores a isenção do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).
E a Indicação n⁰ 415/2021, apresentada por Diná Almeida, solicita a isenção para veículos integrantes do Sistema de Transporte Rodoviário de Passageiros Interestadual e Intermunicipal, para pessoas portadores de neoplasia maligna e anemia falciforme, em tratamento ou remissão da doença.
Foto: Divulgação Governo de Sergipe
