O deputado Gustinho Ribeiro (PRP) usou a tribuna no grande expediente da sessão desta terça-feira da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para manifestar seu posicionamento contrário à notícia de possível fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, a Fafen, em Laranjeiras. “O fechamento da Fafen é uma sentença de morte para a economia sergipana”, alertou o deputado.
“Nós precisamos defender o patrimônio do povo brasileiro. Nós precisamos garantir as nossas riquezas e que essas possam ser transformadas em emprego, em renda, em dignidade para nosso povo”, discursou Gustinho, que defende mais diálogo e participação de autoridades, trabalhadores e população sobre o assunto.
O deputado mencionou um breve histórico da instalação da fábrica em Sergipe e explicou que, com o início das operações da unidade, em 1982, houve uma ampliação da rede de energia elétrica no estado, bem como a revitalização de ferrovias e a instalação do Terminal Portuário na Barra dos Coqueiros.
Concluindo sua fala, Gustinho pediu união entre deputados, governo e população para que todos consigam manter as atividades da Fafen em pleno vapor e não prejudique trabalhadores da fábrica, agricultores, já que há o grande risco de uma subida de preços nos fertilizantes usados na plantação de milho, cana-de-açúcar e algodão, e, principalmente, vários setores da economia sergipana que são aquecidos pela Fafen.
Por Assessoria Parlamentar