A parlamentar alerta que essa deficiência no abastecimento de medicamentos é recorrente e aponta “jogo de empurra” do Governo para se eximir da responsabilidade pela falta de abastecimento. “A desculpa é sempre a mesma. Alegam que o Governo Federal deve fornecer esses medicamentos. Mas o fato é que, se houvesse um planejamento adequado, isso não ocorreria. O Governo de Sergipe deve ter compromisso com os cidadãos e cidadãs e não entrar nesse jogo de empurra”, salientou.
Linda estimula que a população formalize denúncias para pressionar as instituições a adotarem medidas com maior celeridade. “Infelizmente, como ocorre com a Secretaria da Assistência Social, só há um olhar mais humanizado quando acontece uma denúncia ou mobilização, quando a sociedade se organiza coletivamente. Então, é importante denunciar. É preciso ter consciência de que a saúde é um direito fundamental. Não dá para normalizar a falta de cuidado e responsabilidade com a saúde”, alertou a parlamentar.
Abandono
Após as denúncias sobre o abandono do Parque dos Cajueiros, a parlamentar volta a reforçar a necessidade de atenção aos equipamentos públicos que deveriam servir à cultura e ao lazer da população. Para Linda, a falta de manutenção é resultado de negligência do Governo do Estado.
Entre os equipamentos de cultura mencionados pela deputada estão o espaço onde funcionava o Cine Vitória, localizado na Rua do Turista, no Centro da capital, e o Teatro Lourival Batista. “Já trouxe outras denúncias sobre essa situação. Apesar das sinalizações sobre obras, parece que as licitações para os serviços são feitas sem observar as condições da empresa, e muitas não concluem as obras, sendo necessária uma série de aditivos, com prejuízo ao setor público”, avaliou.
A parlamentar também reforça um apelo à Funcap e à Codise para criarem um projeto de revitalização para o antigo espaço do Cine Vitória. “Esse é um local que pode ser utilizado pela Secretaria da Educação, além de outras ações educativas”, indicou.
Maio Roxo
Linda também destacou, durante a sessão plenária, a programação especial da campanha “Maio Roxo”, de luta contra a fibromialgia e doenças correlatas. Diante disso, a parlamentar divulga a programação promovida pela Associação Sergipana de Fibromialgia e Doenças Correlatas (ASFIBRO), no próximo sábado (9), com a Primeira Caminhada Estadual da Visibilidade Roxa. A ação será desenvolvida na Orla de Atalaia, com concentração em frente aos Arcos da Orla, a partir das 14h.
A caminhada busca conscientizar a sociedade sobre a fibromialgia, uma condição de dor crônica e invisível que, de acordo com dados divulgados pela associação, afeta entre 2% e 3% da população brasileira. Em Sergipe, estima-se que 70 mil pessoas convivam com a doença, em sua maioria mulheres entre 35 e 45 anos.
