logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Falecimento de cordelista é tema de pronunciamento em Sessão Plenária

12/7/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

Na Sessão Plenária desta terça-feira (12), o deputado estadual Iran Barbosa (Psol) usou o espaço do Pequeno Expediente para lamentar o falecimento do cordelista Pedro Amaro do Nascimento.

“Ocupamos a Tribuna exatamente para registrar a notícia triste da perda, aos 85 anos de idade, do nosso querido amigo Pedro Amaro do Nascimento, uma referência na poesia sergipana, uma referência na literatura de cordel, referência na busca pela preservação insistente dessa cultura popular tão própria de nós aqui no Nordeste. Ele era pernambucano, mas escolheu Sergipe para exercer toda a sua produção literária, toda uma produção vasta. Mantinha a Casa do Cordel lá no Espaço Cultural Pedro Amaro do Nascimento. Lá na Casa do Cordel era um local de encontro entre os cordelistas do Estado inteiro. Era um lugar de encontro para atividades culturais muito importantes e eu quero aqui manifestar evidentemente toda a minha solidariedade à família”, pronunciou-se o parlamentar.

O deputado Iran Barbosa também mencionou a outorga de Título de Cidadania Sergipana a Pedro Amaro. “Seu Pedro Amaro morre aos 85 anos de idade, mas ele jamais será uma ausência. O trabalho dele continuará inspirando muitos outros cordelistas. Nós aqui temos uma tarefa a cumprir também. Nós vamos dar sequência a um trabalho que já tínhamos iniciado, que é outorgar ao poeta Pedro Amaro o Título de Cidadão Sergipano. Infelizmente ele foi antes que a gente conseguisse que isso fosse aprovado aqui na Casa. Mas nós vamos insistir pela aprovação e fazer uma homenagem ainda que ‘in memorian’. Ele merece todas as homenagens dos sergipanos pelo que ele contribuiu para a cultura popular para o cordel aqui no nosso Estado”, finalizou

Foto: Facebook

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo