Evento sobre o Controle Social dos Royalties é tema de pronunciamento

23/8/2022

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, o deputado estadual Iran Barbosa (PSOL) ocupou à tribuna para destacar a participação no seminário que debateu o atual cenário dos royalties, em Sergipe.

“Gostaria de informar aos colegas que na última quinta-feira inclusive, não estive na sessão neste dia, porque como parlamentar fui convidado para acompanhar o 3º Seminário Para o Controle Social dos Royalties. O evento ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto na Universidade Federal de Sergipe  (Associação dos Docentes), sendo uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras da Bacia de Sergipe e Alagoas (PEAC) que promoveu o evento junto com a Petrobras e o IBAMA. O grande tema da ocasião foi a busca do debate do controle social dos royalties todavia, sabemos que é uma riqueza importantíssima e precisamos que a sociedade, principalmente, as populações que mais sofrem com os impactos da exploração dessa riqueza acompanhem a forma como esses recursos são utilizados”, argumentou Iran Barbosa.

FETAM

No pronunciamento, durante o grande expediente, o parlamentar citou ainda a respeito do 5º Congresso da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/SE) ocorrido no último sábado, 20. “Evento muito relevante para entidade por discutir a conjuntura do nosso país e Estado. Nele, tivemos a oportunidade de assistir palestras abordando várias questões e os desafios dos servidores, como também, foi um momento de escolha da nova direção. A FETAM tem feito um trabalho que precisamos aqui dessa tribuna reconhecer, pois tem buscado organizar e promover a luta e resistência dos servidores municipais contra os ataques ferozes que temos sofrido”, proferiu.

Festival de Inverno

Antes de encerrar, Iran Barbosa comentou sobre o I Festival Multicultural de Inverno do Povoado Palmares, em Riachão do Dantas.

“Tive a imensa satisfação de participar no último domingo do I Festival do Inverno no Povoado Palmares no qual, foi uma iniciativa da administração municipal e, segundo os registros, Palmares alcança as menores temperaturas nesta época. A ação serviu como uma oportunidade de divulgar a cultura nativa e enaltecer figuras de destaque do Povoado. Parabenizo a realização do evento”, concluiu.

As declarações ocorreram na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe no dia de hoje.