Estudantes participam de projeto Visita à Casa do Povo

Por Aldaci de Souza- Agência de Notícias Alese

Na manhã desta terça-feira, 20, estudantes do Colégio Estadual Tobias Barreto (Aracaju) e da Escola Municipal Dona Eduvirgens Araújo Menezes (Lagarto), participaram do projeto Visita à Casa do Povo, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Coordenadoras da Elese durante a visita

As visitas foram acompanhadas pela coordenadora administrativa da Escola do Legislativo João de Seixas Dórea, Ronice Souza e pela coordenadora do projeto Visita à Casa do Povo, Ana Macedo.

“A intenção do projeto é aproximar os estudantes da vida legislativa do nosso estado, fazendo com que eles participem mais ativamente do dia-a-dia dos nossos deputados, da nossa história do Poder Legislativo e de tudo que acontece na Assembleia Legislativa”, ressalta Ronice Souza.

Trinta alunos do 6º ao 9º Ano da Escola Municipal Dona Eduvirgens Araújo Menezes, viajaram de Lagarto até Aracaju para conhecer mais sobre o funcionamento da Alese e da Escola do Legislativo. De acordo com a diretora Nazaré dos Santos Souza, a visita foi muito importante pra ela, para os estudantes e os professores.

Nazaré dos Santos, diretora da escola em Lagarto

“O professor de História achou muito importante trazer o tema da sergipanidade para a escola e hoje estamos trazendo os alunos para que adquiram mais conhecimento sobre o que está sendo desenvolvido na escola”, observa.

O professor da disciplina de História, Marliton Nascimento, como a escola vem trabalhando o tema sergipanidade com os alunos, as visitas são de grande importância para complementar o conhecimento dos alunos.

“Essa oportunidade das visitas à é justamente para mostrar aos alunos a importância da documentação, pois também passamos no Arquivo Judiciário e a importância do Poder Legislativo no processo histórico de Sergipe. O objetivo da equipe é colocar o aluno frente às características da história oficial do Legislativo e do Executivo”, informa acrescentando que após saírem da Elese, visitariam o Palácio-Museu Olímpio Campos.

Marliton Nascimento, professor de História

A aluna do 6º Ano, Isabella Vitória Dias de Souza, destacou a visita. “Achei muito legal porque estamos estudando na matéria de História, esse assunto e tem sido muito bom conhecer  mais sobre como funciona a Assembleia, a Escola do Legislativo e todos os poderes e os documentos que guardam”, afirma.

Projeto

O projeto Visita à Casa do Povo é coordenado pela Escola do Legislativo e tem por objetivo, aprimorar e promover o exercício da cidadania e o fortalecimento do Poder Legislativo.

A aluna Isabella Vitória destacou a oportnidade

Os visitantes  podem assistir aos debates que ocorrem durante as sessões plenárias, visitam as instalações da Assembleia e da Elese, participam de rodas de conversas e recebem uma cartilha educativa, com uma história em quadrinhos que sintetiza uma visão do Parlamento Estadual.

A iniciativa visa contribuir para a formação do cidadão crítico e consciente, para o fortalecimento das instituições democráticas e para a construção de um mundo mais justo, fraterno e feliz.

Fotos: Jadilson Simões

Estudantes do Colégio Tobias Barreto participaram de roda de conversa