Estudantes participam de Projeto ‘Encontro com Autor Sergipano’ na Escola do Legislativo

Da Escola do Legislativo/Por Rosângela Dória

Memórias e referências são ingredientes fundamentais para quem se dedica à arte da escrita. Para o escritor Claudefranklin Monteiro Santos, a avó Eutímia, que morreu em 1978, é uma lembrança permanente e responsável por grande parte da paixão dele por livros. “Minha avó Eutímia era professora de História, era cega e me conhecia pelos passos e pelo cheiro. Dela herdei grande parte do que sou eu”, disse ele. Do amor a ela veio o livro: Eutímia -Crônicas para não esquecer (2021). Claudefranklin Monteiro Santos é autor de mais outras dez obras de temas variados, autorais ou em parceria com nomes como Ana Medina Fonseca, Sayonara Viana, Taysa Mércia, Alexandre Fontes, padre Vagner Araújo, Edvanio de Jesus e Mário Jorge.

Evento aconteceu na Biblioteca da Elese

O evento foi realizado na Biblioteca da Elese, Marcelo Déda e contou com a participação de alunos 8° e 9° anos do Colégio Futuro Feliz, da Cidade Nova, em Aracaju. E a tarde não poderia ter sido melhor: escritor e leitores se encontraram para debater literatura, processo de criação, referências importantes na carreira de um escritor e tantas outras curiosidades comuns aos mais jovens. A professora de História Shyneidy Sousa disse que a oportunidade foi única. “Nada como ouvir o escritor falar sobre as obras dele e melhor ainda o fato de ele ser historiador. Eu como
professora de História me identifiquei muito. Foi uma aula para meus alunos” disse ela.

Os coordenador pedagógico Carlos Vinícius, o coordenador da biblioteca Celson Íris e o coordenador de Projetos Culturais da Escola do Legislativo Benneti Nascimento ficaram satisfeitos com a interação entre autor e estudantes. “Ver a casa cheia com alunos que estão trabalhando conteúdos de disciplina de História na escola é compensador, é sinal que o projeto cumpre seu objetivo” disse Benneti. Claudefranklin Monteiro está se especializando em biografias. “Tem virado meu xodó”, disse ele que agradeceu à Escola do Legislativo pelo convite e disse que é sempre um prazer trocar experiências e falar sobre suas obras.”Gostei bastante do espaço e espero voltar” finalizou.

O Projeto ‘Encontro com o Autor Sergipano’ tem como meta aproximar os autores sergipanos do público em geral em busca de uma troca de experiências em torno da literatura local e regional. No evento, o autor fala sobre o processo de criação da obra e responde às dúvidas dos participantes do encontro. Escolas e outras instituições podem participar das edições do Projeto . O acesso é gratuito e aberto ao público em geral.

Fotos: Joel Luiz/Alese